Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 362 de 2007-01-09 |
Projectos bons para eventos excelentes
Cláudia Regina, produtora executiva, esteve na UBI, no dia 4, para explicar aos alunos como se cria um projecto para um filme.
> Lília CarvalhoNo último ano da licenciatura em Cinema, os alunos são desafiados a fazer um projecto de um filme. Para ultrapassar as dificuldades colocadas por este desafio, os alunos de 4º ano organizaram a conferência "Produção - Gestão de Eventos", que decorreu no passado dia 4, e para a qual convidaram a produtora executiva do Teatro Meridional de Lisboa, Cláudia Regina.
O que é proposto aos alunos no final do curso consiste na "produção, realização, guionismo e edição de um filme", revelou Jorge Miguel, aluno do 2º ano de Cinema. O aluno é mais um que sonha tornar-se realizador e pretende, depois de terminar o curso, apresentar um projecto ao Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia (ICAM). Para criar um projecto viável, é fundamental saber aquilo que se pretende fazer em concreto, não esquecendo a necessidade da "novidade, inovação e consistência do projecto", como salientou Cláudia Regina no decorrer da Conferência. "Profissionalismo e honestidade são essenciais e devemos exigir isso a nós próprios", reforçou a oradora que contudo lamenta a falta de profissionalismo existente em Portugal.
A intervenção do Estado, subsidiando a cultura, é indispensável, "A própria Constituição assim o obriga", disse a convidada.
De acordo com os alunos, a conferência Produção - Gestão de Eventos esclareceu muitas das suas dúvidas no que concerne à elaboração do projecto final, sendo um valioso auxiliar para aqueles que estão prestes a terminar a licenciatura.
Multimédia