Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A Conferência realizou-se na Sala dos Conselhos na UBI

Projectos bons para eventos excelentes

Cláudia Regina, produtora executiva, esteve na UBI, no dia 4, para explicar aos alunos como se cria um projecto para um filme.

> Lília Carvalho
> Andreia Carvalho

No último ano da licenciatura em Cinema, os alunos são desafiados a fazer um projecto de um filme. Para ultrapassar as dificuldades colocadas por este desafio, os alunos de 4º ano organizaram a conferência "Produção - Gestão de Eventos", que decorreu no passado dia 4, e para a qual convidaram a produtora executiva do Teatro Meridional de Lisboa, Cláudia Regina.
O que é proposto aos alunos no final do curso consiste na "produção, realização, guionismo e edição de um filme", revelou Jorge Miguel, aluno do 2º ano de Cinema. O aluno é mais um que sonha tornar-se realizador e pretende, depois de terminar o curso, apresentar um projecto ao Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia (ICAM). Para criar um projecto viável, é fundamental saber aquilo que se pretende fazer em concreto, não esquecendo a necessidade da "novidade, inovação e consistência do projecto", como salientou Cláudia Regina no decorrer da Conferência. "Profissionalismo e honestidade são essenciais e devemos exigir isso a nós próprios", reforçou a oradora que contudo lamenta a falta de profissionalismo existente em Portugal.
A intervenção do Estado,  subsidiando a cultura, é indispensável, "A própria Constituição assim o obriga", disse a convidada.
De acordo com os alunos, a conferência Produção - Gestão de Eventos esclareceu muitas das suas dúvidas no que concerne à elaboração do projecto final, sendo um valioso auxiliar para aqueles que estão prestes a terminar a licenciatura.


A Conferência realizou-se na Sala dos Conselhos na UBI
A Conferência realizou-se na Sala dos Conselhos na UBI


Data de publicação: 2007-01-09 00:00:32
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior