Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Rogério Serôdio apresentou a sua tese de doutoramento na UBI

Novo valor na UBI

Uma tese de doutoramento na área de Matemática foi apresentada na UBI, no passado dia 13 de Dezembro. Este trabalho baseia-se, essencialmente, no estudo dos números hipercomplexos.

> Joana Miranda

“Sobre Polinómios e Matrizes nos Hipercomplexos” é como se intitula a tese apresentada na reitoria da Universidade da Beira Interior. O autor do estudo é Rogério Serôdio, docente do Departamento de Matemática da UBI.
A tese baseia-se essencialmente no estudo dos polinómios octonionicos e nos seus valores próprios à esquerda de matriz quaternionica. O estudo tem uma maior incidência nos números octonionicos e quaternionicos, sendo que os primeiros ainda não são um objecto de estudo tão exaustivo como tantos outros. Segundo o autor da tese, Rogério Serôdio, o seu estudo traz um pouco mais à matemática neste campo, sublinhando que “em termos de polinómios octonionicos é tudo novo. Quanto aos quaternionicos tem a ver com a abordagem dos valores próprios à esquerda.”
Durante o período de estudo e posteriormente, o de elaboração da tese, o docente do Departamento de Matemática, baseou-se essencialmente em trabalhos já realizados por si em provas anteriores. “Baseie-me em trabalhos prévios que eu tinha nas provas de aptidão para a Comunidade Científica e nos resultados passados que havia e tentei estende-los para o caso dos octonionicos”. Visto que o estudo sobre os números octonionicos ainda não foi muito desenvolvido, não há nada em que se possa basear efectivamente, fazendo com que haja apenas uma extensão a estudos que estejam na mesma linha da tese apresentada por Rogério Serôdio. “No caso dos números octonionicos não há nada, há apenas uma extensão do trabalho do Nivan e do Beck”. Quanto ao caso dos quaterniões, o docente afirma que fez apenas uma extensão desses números para os octoniões.
O júri da prova do doutoramento foi constituído José da Silva Lourenço Vitória, professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Helmuth Robert Malonek, professor catedrático da Universidade de Aveiro, José Augusto Mendes Ferreira, professor associado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Edgar da Silva Pereira, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior e Luísa Maria Jota Pereira Amaral, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior.


Rogério Serôdio apresentou a sua tese de doutoramento na UBI
Rogério Serôdio apresentou a sua tese de doutoramento na UBI


Data de publicação: 2006-12-19 14:57:30
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior