Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O relatório da OCDE foi tornado público na passada semana

OCDE aconselha mudanças para o Ensino Superior português

> Lília Carvalho
> Andreia Carvalho

A Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) fez um relatório sobre o Ensino Superior português. Viu-se que este sector está demasiado isolado, tanto entre si como no que toca às restantes instituições.
Abrar Hasan, perito e chefe da equipa, insiste numa abertura das instituições à sociedade. Defende também um futuro investimento nas instituições públicas e privadas, juntamente com a implementação do Processo de Bolonha, no que diz respeito ao seu conteúdo e não, apenas, nas mudanças a nível estrutural. De acordo com as conclusões da OCDE, só assim poderá haver uma maior e melhor competitividade no Ensino Superior.
Neste relatório aconselha-se ao Governo que proceda ao início de um “período de consulta” para que possa reflectir e decidir o melhor modo de implementar as orientações que a OCDE dá. Propõe-se ainda, presidida pelo primeiro-ministro, a constituição de uma comissão de avaliação onde estejam igualmente representantes dos vários ministérios e dos diversos elementos da sociedade. "É assim que se chegará a decisões unânimes e dotadas de autoridade", alerta Abrar Hasan.
Quanto ao sector privado alerta-se para a necessidade de inovação e desenvolvimento económico, nomeadamente um aumento de propinas. Este aumento só pode, no entanto, acontecer se melhorar o sistema de empréstimos e bolsas, para que não se excluam os mais necessitados.

Fonte: Diário de Notícias


O relatório da OCDE foi tornado público na passada semana
O relatório da OCDE foi tornado público na passada semana


Data de publicação: 2006-12-19 16:41:46
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior