Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Concerto do Coro Misto da Covilhã acompanhado com a Orquestra Clássica da Beira Interior

Coro Misto da Covilhã lança 12º CD

O lançamento do 12º CD do Coro Misto da Covilhã foi o motivo para organizar um concerto de Natal na Igreja de S. Tiago. Foram interpretadas obras de Mozart, de Casciolini, com as quais concorrem, em Abril do próximo ano, ao concurso de Budapeste.

> Rosalia Rodrigues
> Carla Abrantes

O 12º Cd do Coro Misto da Covilhã faz a recolha das principais canções de Natal de todo o mundo, muitas delas imortalizadas por Sinatra ou Mariah Carey, por exemplo. O coro, que conta já com 370 actuações, procedeu à apresentação integral do novo Cd no Concerto de Natal, que decorreu na Igreja de S. Tiago na Covilhã, no passado dia 17. A actuação fez-se em conjunto com a Orquestra Clássica da Beira Interior e teve ainda a participação do Coro Juvenil da Beira Interior e do Coro infantil da Beira Interior.
Luís Cipriano, maestro do Coro Misto da Covilhã referiu que "o lançamento de 12 Cd´s num espaço de 7 anos, é notável e extremamente bom. Nos primeiros anos encontrava-se agarrado ao conservatório mas passou a ter sucesso quando o coro começou a gerir-se a ele próprio"
O coro interpretou obras sacras de Brucker, Mozart, Casciolini, entre outros, com as quais vão concorrer em Abril de 2007 no International Choir Competition & Festival Budapest. O coro já arrecadou duas medalhas de bronze nas Olimpíadas Corais na Coreia do Sul e uma de prata no 4º Concurso Robert Schumann na Alemanha. Segundo Luís Cipriano, a participação no concurso de Budapeste é para ganhar. "Eu não consigo pensar de outra maneira mas como somos o único coro em Portugal que se dispõe a participar neste tipo de concursos, confesso que conquistar uma medalha seja ela qual for já é bom. Mas eu exijo-lhes uma medalha", referiu com entusiasmo Luís Cipriano.
Com falta de apoios, o Coro Misto da Covilhã não concorre a concursos internacionas há quatro anos, mas para este concurso em Budapeste conta com vários apoios, de diferentes autarquias, excepto a da Covilhã. Este foi, aliás, o motivo pelo qual, e por unanimidade, os elementos do coro tomaram a decisão de mudar o nome de Coro Misto da Covilhã para Coro Misto da Beira Interior.
A assinatura de um protocolo com escolas partículares, no sentido da formação musical de crianças, permitiu-lhes iniciar actividades, desde de Maio de 1998, com o Coro Infantil da Beira Interior e com o Coro Juvenil da Beira Interior. Por este motivo, e pela juventude dos membros do coro, o maestro afirma que têm um "futuro garantido e com sucesso pela frente".


Concerto do Coro Misto da Covilhã acompanhado com a Orquestra Clássica da Beira Interior
Concerto do Coro Misto da Covilhã acompanhado com a Orquestra Clássica da Beira Interior


Data de publicação: 2006-12-19 00:03:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior