Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Documentos do comunismo expostos na Feira do Livro

Reviver o comunismo

No âmbito da Feira do Livro, o Centro de Trabalho do PCP realizou uma mostra de documentos relativos ao Partido Comunista dos EUA na primeira metade do séc.XX.

> Vânia Rodrigues
> Luis Coelho

Livros, revistas e documentos relacionados com o comunismo constituem o espólio da exposição que esteve patente na Feira do Livro da Covilhã até ao dia 17 de Dezembro. Defski, músico residente na Covilhã, o promotor deste evento, explicou detalhadamente a história do material exposto, satisfazendo a curiosidade do público ali reunido. "Estou ligado a um grupo de hip hop, pois foi através da música que conheci pessoas com ideais semelhantes às minhas. A crítica aos republicanos transparecia na altura em estilos de música como o jazz, o soul e o funk. Hoje esse tipo de música é avaliado apenas em termos estéticos e não relativamente à mensagem social." O músico lamentou o facto de muitos jovens não saberem que ainda existe um Partido Comunista nos EUA, pois tudo o que pertença à facção oposta à política vigente não é divulgado. Salienta ainda a importância de iniciativas como estas que, apesar de terem pouca projecção, "contribuem para a expansão de determinados factos".
Benjamim Davis Jr.
, Ângelo Herdnon, Charlie Parker, George Chales e Charlie Chaplin foram alguns dos nomes falados nesta palestra, importantes figuras no movimento progressista e comunista americano.O acesso aos documentos expostos não foi tarefa fácil para o coordenador desta iniciativa. A informação na Internet é quase nula, pelo que grande parte dos conteúdos eram provenientes dos EUA. Outros foram adquiridos numa galeria em Zurique, durante um leilão. É de salientar ainda que o jornal "New Masses", a revista "American" e o documento "The Road to Liberation for the Negro People" se encontravam disponíveis para consulta.
As poucas pessoas que assistiram ao evento mostraram grande interesse pela apresentação de Defski, pelo que no final decorreu um pequeno debate.

 


Documentos do comunismo expostos na Feira do Livro
Documentos do comunismo expostos na Feira do Livro


Data de publicação: 2006-12-19 00:01:30
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior