Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Este movimento começou em 2005 nos Estados Unidos da América

A História do Flash Mob

> Elisabete Cardoso
> Carla Magalhaes

O Flash Mob teve início em Nova Iorque, nos Estados Unidos em 2005. O inventor, com o pseudónimo Bill, divulgou na internet um comunicado, convidando as pessoas para um "evento de arte". No entanto, o movimento consistiu em entrar numa loja e estar durante cinco minutos a olhar para um tapete, indo de seguida embora.
A primeira vez que este conceito surgiu na Europa foi numa megastore de Roma, onde o principal objectivo era bombardear os empregados com questões sobre livros que não existem. Depois aplaudiram e foram embora.
Em Portugal, o primeiro Flash Mob não teve a mesma repercussão. No dia 15 de Setembro de 2006 a Assembleia da República foi o local escolhido para o primeiro Flash Mob português. Inicialmente a ideia era fazer uma vaia, seguido de uma salva de palmas e um aceno de adeus. No último minuto o plano foi alterado, e as pessoas tinham de estar em pé, com a mão a fazer de pala contra o sol durante um minuto. Depois faziam uma expressão como se tivesse encontrado a pessoa procurada, gritavam "Yes" e dispersavam. No entanto, apareceram apenas três pessoas e mais de duas dezenas de jornalistas, para além de um corpo policial extenso.

[Voltar ao texto inicial]


Este movimento começou em 2005 nos Estados Unidos da América
Este movimento começou em 2005 nos Estados Unidos da América


Data de publicação: 2006-12-19 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior