Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 355 de 2006-11-21 |
Processo de Bolonha reúne politécnicos de todo o País
As associaçoes de estudantes do Ensino Superior politécnico promovem, entre 23 e 24 de Novembro, no Fundão, o I congresso nacional para debaterem a implementação do Processo de Bolonha
> Ana D'OreyO congresso está a cargo da Federação Nacional das Associações de Estudantes do Ensino Superior Politecnico (FNAEESP) e prevê acolher 150 participantes no edificio Cidade do Engenho e da Arte - antiga Moagem.
Uma das finalidades do congresso será editar um documento coerente, no qual se refiram as potencialidades e as ameaças no Ensino Superior politécnico, documento que será posteriormente entregue às entidades competentes, constituindo um documento de análise e reflexão, para o futuro.
O encontro serve ainda para reunir as associações de estudantes, que ao longo dos tempos, "se têm vindo a afastar e a desinteressar dos vários assuntos no seio do movimento associativo" lamenta João Abrantes, presidente da associação, numa altura "em que é importante juntar os representantes dos estudantes, dos politécnicos, e os responsáveis pela educação em Portugal" adiantou o mesmo.
O Processo de Bolonha visa harmoniza até 2010 os graus e diplomas do Ensino Superior, no entanto face a este processo a FNAEESP entende ser necessário, antes de mais, verificar as dificuldades e as potencialidades das várias áreas de conhecimento patentes no ensino politécnico. De acordo com o jornal Público o presidente da FNAEESP, adiantou que é urgente encontrar caminhos estratégicos, de acordo com as necessidades do tecido empresarial e a amplitude da livre criação e transmissão de conhecimento.
Multimédia