Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 355 de 2006-11-21 |
Promovendo uma alimentação saudável
O Serra Shopping acolheu entre os dias 16 a 19 de Novembro a IX edição do festival Riscos & Rabiscos. Uma iniciativa realizada em parceria com a Associação da Cultura, Ambiente, Desporto e Educação (ACADE) que teve como objectivo promover uma alimentação saudável junto da sociedade.
> Joana Barata"Comer bem com prazer mas sem esquecer os princípios básicos de uma alimentação saudável" foi o lema da iniciativa. Quantas refeições devemos fazer por dia? Como podemos alcançar uma alimentação variada e equilibrada? São estas e outras questões que ACADE pretende dar respostas. A ACADE tem vindo a desenvolver várias campanhas em diferentes áreas de entre as quais se destaca a campanha “Praia limpa, praia segura”. Assim a edição deste ano do festival foi vocacionada para a temática da alimentação e obesidade. A obesidade é um problema grave que regista já uma subida de 15 por cento, sobretudo junto das camadas mais jovens. A iniciativa foi dirigida especialmente aos pais como principais educadores, aos professores, jovens e crianças. Os portugueses em especial não têm conhecimento de uma alimentação básica equilibrada e racional. As crianças, maioritariamente seguem uma alimentação errada, baseada em gorduras e polissaturados. O problema não se encontra no tipo de alimentação, mas sim numa alimentação exagerada.
A influência extremamente forte de campanhas publicitárias é outro dos factores que influenciam o comportamento alimentar, despertando para um consumo de alimentos menos saudáveis em detrimento de alimentos saudáveis como a fruta e sopa. O mercado da “fast food” tem vindo a tomar conta do mercado alimentar não apenas a nível das grandes cidades mas também no interior do País. Este tipo de alimentação está na origem de diversas doenças. O consumo excessivo de “fast food” poderá vir a ter consequências graves no futuro como a tensão alta, os acidentes cardiovasculares e a obesidade. Outro factor de risco é o abuso do sal quando não se procura utilizar outros condimentos.
No festival foi instalada uma cozinha experimental onde se confeccionaram variados pratos. Ainda durante o evento decorreram seminários com variados temas sobre alimentação e saúde. Para além destas actividades houve ainda lugar para um atelier de expressão plástica para os mais novos e também um consultório gratuito sobre nutricionismo e onde os visitantes fizeram um rastreio do índice de massa corporal. Durante quatro dias vários nutricionistas e dietistas de renome da Escola Superior Tecnologias de Saúde de Bragança estiveram na Covilhã para aconselhar, ensinar e cozinhar ao vivo refeições saudáveis.
Multimédia