Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 355 de 2006-11-21 |
João Fonseca estreia-se na Rodrive
O Autódromo do Estoril foi palco, na passada semana, da derradeira jornada dos Campeonatos Nacionais de Velocidade de 2006. Uma equipa da Covilhã esteve presente na prova.
> Notícias da CovilhãNo que diz respeito ao Open de Velocidade, prova em que a equipa covilhanense Rodrive Competições se encontra inscrita, foi desta vez encontrada a possibilidade de realizar duas novas estreias ao volante do protótipo CvO R02 de Carlos Rodrigues.
Assim, o covilhanense João Fonseca que fez equipa com outro estreante nestas andanças, o vila-condense Hugo Brito, rodaram pela primeira vez com um carro deste tipo. Este facto veio a revelar-se muito importante e deveras condicionante para a prestação de ambos, pois embora houvesse vontade de rodar no sábado em treinos privados, a organização não permitiu que isso acontecesse, não só à Rodrive, como a todos os pilotos presentes. Desta forma, os jovens pilotos apenas tiveram possibilidade de testar a viatura já nos treinos livres. Preocupando-se em ter uma condução limpa, João Fonseca veio a revelar-se mais constante e metódico. Hugo Brito teve maiores dificuldades de adaptação, embora possua mais experiência de circuitos.
Por tudo isto, e pelo facto do carro exigir muito dos pilotos, não estavam reunidas as condições para a obtenção de tempos relevantes, pois os objectivos da equipa eram apenas de adaptação e de tornar esta experiência positiva.
Na corrida, João Fonseca foi quem fez a largada logrando ultrapassar o adversário que seguia na sua frente à travagem para a primeira curva. Contudo, não conseguiu mantê-lo atrás de si durante muito tempo, pois a diferença de andamento era favorável ao Radical SR3 e João Fonseca não estava em condições de lutar pela posição. Depois, um ligeiro problema mecânico fez atrasar mais o piloto, e um erro de timing na entrada para a box, por natural inexperiência, fez agravar grandemente a situação, que poderia ter saído cara, contudo a equipa logrou colocar de novo o carro em pista, embora com seis voltas de atraso, mas desta vez já nas mãos de Hugo Brito, pois a troca de pilotos deveria fazer-se naquela altura. O piloto de Vila do Conde levou o CvO até ao final sem quaisquer problemas técnicos.
Quanto à classificação final, Gonçalo Araújo em Radical SR3 foi o mais rápido averbando também a vitória no Campeonato, aproveitando aqui a Rodrive para felicitar o piloto que será sem dúvida uma promessa a ter em conta na velocidade nacional. João Fonseca e Hugo Brito, classificaram-se na oitava e última posição, embora traduzam por muito positiva a experiência obtida, pois de facto, o CvO R02 da Rodrive e a competição onde está inserido são de altíssimo nível e não permitem veleidades a quem tem menor experiência neste tipo de competição.
Multimédia