Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 355 de 2006-11-21 |
Enviado por: comunicacao.eseg@gmail.com
Já estão a decorrer, na Escola Superior de Educação da Guarda (ESEG), as inscrições para a pós-graduação em Sistemas de Informação Geográfica e Planeamento (SIG). Trata-se de ampliar a oferta em formação avançada, uma aposta da direcção da ESEG “em prol do desenvolvimento da região da Guarda”, por um lado, por outro, em “trazer para esta região do interior formação avançada em áreas que, até aqui, só estavam disponíveis nos principais centros urbanos do país”, explica Joaquim Brigas, director da instituição.
A referida pós-graduação deverá satisfazer as necessidades de actualização científica e técnica de profissionais que desenvolvam as suas actividades na área tecnológica dos Sistemas de Informação Geográfica. Permitirá ainda, aos seus formandos, adquirir conhecimentos teórico-práticos no âmbito de SIG e dominar os processos e ferramentas utilizados para a aquisição, armazenamento, organização e divulgação da informação geográfica, assente em software ArcGis. Os candidatos a esta pós-graduação terão ainda a possibilidade de adquirir conhecimentos em matéria de modelagem, monitorização e simulação de fenómenos geográficos em contextos de análise diversificada.
Este curso de pós-graduação em SIG destina-se a licenciados e bacharéis de qualquer área do conhecimento, bem como titulares de habilitação considerada equivalente, nos termos legais.
Recorde-se que a ESEG, desde Julho deste ano, tornou-se a primeira instituição de Ensino Superior a ser creditada como centro de formação autorizado pela ESRI. Desta forma a ESEG está habilitada a dar formação aos agentes de desenvolvimento e planeamento do território, como por exemplo, as autarquias. Por outro lado, a ESEG pretende dar formação a docentes e técnicos que queiram aprofundar/actualizar os seus conhecimentos ao nível dos Sistemas de Informação Geográfica. O Centro de Formação Autorizado tem reconhecimento internacional e é atribuído a instituições de formação com competências reconhecidas e que, em conjunto com a ESRI-Portugal, pretendam desenvolver o mercado dos Sistemas de Informação Geográfica, na Beira Interior, recorrendo à tecnologia ESRI. Aliás, neste âmbito, decorrem, até ao próximo dia 2 de Dezembro, os cursos em ArcGIS, níveis I e II.
Multimédia