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Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
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Saídas profissionais em Matemática

> Eduardo Alves

U@O – Quais são as saídas profissionais?
L. A. -
Os licenciados em Matemática podem resolver questões de modelação matemática em projectos de natureza variada, utilizar e desenvolver técnicas informáticas e realizar tratamento estatístico da informação, de forma autónoma ou integrando equipas multidisciplinares, independentemente do sector de actividade. De entre outras saídas profissionais, destaco as funções de apoio técnico e de gestão em empresas industriais, em empresas de serviços e em instituições administrativas, nomeadamente, em gabinetes de planeamento, empresas de consultoria, seguradoras, bancos, empresas de sondagens e estudos de mercado e empresas das áreas de energia ou comunicação.
A criação de perfis complementares de formação, baseados em unidades curriculares de opção de várias áreas científicas – Biologia, Informática, Gestão, Economia e Física – dará ao licenciado em Matemática a possibilidade de frequentar um 2º ciclo de estudos numa dessas áreas, com vista a uma maior especialização. A formação sólida em Matemática permitirá também ao jovem licenciado o prosseguimento de estudos na área de Matemática com vista a uma carreira de docência e/ou investigação.

U@O – Na sua opinião, quais são as principais causas da baixa procura de cursos de formação de Professores de Matemática?
L. A. -
Ao longo do tempo os diferentes Ministérios da Educação têm vindo a adoptar políticas que contribuem para a diminuição da procura de cursos não só da área de Matemática mas também em outras áreas, como a Física e as Engenharias.
Ao nível da Matemática posso enunciar algumas das causas que me ocorrem neste momento. Por exemplo, permitiu-se que no Ensino Básico e Secundário a disciplina de Matemática fosse leccionada por professores com o grau de licenciado numa área distinta da Matemática. A carga horária semanal atribuída à disciplina de Matemática tem vindo gradualmente a diminuir ao longo das sucessivas reformas educativas, facto que não tem contribuído para melhorar o sucesso escolar nesta área. A actual política do governo, imputando as culpas das deficiências do sistema educativo aos professores, facto demasiado simplista para ser verdadeiro, desprestigiando-os e retirando-lhes autoridade publicamente em muito contribui para a fraca procura de formação de professores, nomeadamente de Matemática.

Formação complementar

"A Matemática é e será sempre uma das ciências fundamentais"



"Ao longo do tempo os diferentes Ministérios da Educação têm vindo a adoptar políticas que contribuem para a diminuição da procura de cursos"


Data de publicação: 2006-07-18 00:00:43
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