Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

"A Matemática é e será sempre uma das ciências fundamentais"

A UBI avança este ano com uma licenciatura em Matemática. Numa altura em que o número de alunos nesta área tem vindo a decrescer, a presidente do Departamento explica o porquê desta aposta.

> Eduardo Alves

Urbi@Orbi – Face ao actual panorama na procura de cursos de Matemática, o que levou o Departamento a propor uma licenciatura em Matemática?
Luísa Amaral –
A Matemática é e será sempre uma das ciências fundamentais no desenvolvimento das sociedades, na medida em que, por um lado, o conteúdo das Ciências Matemáticas em si está na base de quase toda a investigação científica, enquanto por outro lado, o seu carácter estruturante em termos educativos é indispensável ao desenvolvimento intelectual das gerações.
Nos últimos anos têm-se aberto inúmeras áreas novas de aplicação directa dos conhecimentos de Matemática nas actividades industriais e nos serviços, factos que vêm reforçar o papel da Matemática como ciência que constitui o alicerce do desenvolvimento técnico e tecnológico.
O reconhecimento desta realidade, levou a Universidade da Beira Interior a criar uma nova licenciatura em Matemática com um plano de estudos que permitirá uma formação orientada para carreiras na indústria e serviços, facilitando a inserção dos jovens licenciados no mercado de trabalho, e um aprofundamento da formação básica em Matemática com vista a uma carreira de investigação e ou docência.
A abertura desta nova licenciatura em Matemática na UBI permite colmatar uma lacuna a nível do Interior de Portugal uma vez que nenhuma das Universidades aí sedeadas oferece um curso desta natureza e com objectivos similares.

U@O – Qual a estrutura desta nova Licenciatura em Matemática?
L. A. –
A licenciatura em Matemática, adequada ao Processo de Bolonha a partir do ano lectivo 2006/2007, tem uma duração de três anos (180 créditos ECTS – European Credit Transfer and Accumulation System) e é constituída por um conjunto de unidades curriculares semelhantes às existentes em várias instituições de referência no ensino universitário europeu, garantindo aos estudantes condições de mobilidade, de formação e de integração profissional semelhantes, em duração e conteúdo, aos dos restantes estados europeus.
Com esta licenciatura pretende-se formar licenciados com capacidade de conceber provas matemáticas, construir modelos matemáticos e resolver problemas inerentes às aplicações da Matemática na Indústria e Serviços. Conferir competências que permitam ao licenciado prosseguir um 2º ciclo de estudos noutras áreas científicas. Desenvolver as competências científicas necessárias ao prosseguimento de estudos em Matemática (Exemplos: Formação de Professores, 2º ciclo em Ciências da Computação,...).

"Saídas profissionais em Matemática"

"Formação complementar"



"Nos últimos anos têm-se aberto inúmeras áreas novas de aplicação directa dos conhecimentos de Matemática"


Data de publicação: 2006-07-18 00:05:39
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior