header1

Evento decorre na Faculdade de Artes e Letras da UBI

“Se há área onde é possível fazer experiências interessantes, é no jornalismo regional”


header1 Rafael Mangana

Manter ativo o debate em torno do financiamento do jornalismo e dos media regionais é o objetivo do Fórum "Financiamento do jornalismo e dos media regionais, comunitários e de proximidade".

Fórum “Financiamento do jornalismo e dos media regionais, comunitários e de proximidade” é o tema da iniciativa que mobiliza esta quinta-feira, 20 de fevereiro, administradores, jornalistas, professores, investigadores e responsáveis.

O objetivo do evento que decorre na Faculdade de Artes e Letras da UBI é, deste modo, tentar perceber “até onde é que é possível alterar o modelo de financiamento e simultaneamente ter que renovar o produto em função das necessidades dos novos públicos, dos novos modelos de financiamento”, refere o investigador responsável do Re/media.Lab. “As pessoas estavam habituadas a pagar de outra forma, a ler de outra forma, a outros formatos e, provavelmente, ainda não foi encontrada a forma de gerar formatos e conteúdos que tenham uma correspondência perfeitamente articulada com os modelos de negócio. Isso é algo que está a ser objeto de muitas experiencias e algumas delas nós vamos discuti-las aqui”, assegura João Carlos Correia.

Por outro lado, “pensamos que tendo em conta a crise que hoje o jornalismo a nível mundial atravessa, se há uma área onde é possível fazer experiências interessantes, é no jornalismo regional, porque o jornalismo regional tem um modelo de proximidade que pode servir de base ao modelo de negócio e pode ser uma forma de, num contexto razoavelmente próximo do público e dos cidadãos, experimentar estratégias para evitar alguns dos problemas que hoje atravessa o jornalismo”, considera o docente da FAL-UBI.

O encontro está agendado para o Anfiteatro da Parada da FAL e pretende ser o ponto de partida para outros debate em torno do tema. A intenção passa, também, por permitir aos partidos representados na Assembleia da República terem um conjunto de informações e dados que lhes permitam incluir propostas consistentes para o sector dos media, no Orçamento de Estado para 2021. “O Re/media.Lab tem estado a trabalhar muito nesta área, até porque temos especialistas que focam o seu interesse e investigação nesta área. Inclusivamente, as nossas propostas têm sido objetivo de interesse pelo poder público. Uma das questões que foi aprovada recentemente por proposta do PAN foi uma proposta do Re/media.Lab, que foi aprovada pelo órgão de soberania”, recorda João Carlos Correia.