header1

Encontro resulta de parceria entre o Urbie et Orbi e o ObCiber

Um dia dedicado ao Ciberjornalismo Académico


header1 Rafael Mangana

UBI recebe esta quarta-feira o 2.º Encontro de Ciberjornalismo Académico, nas celebrações dos 20 anos do Urbi et Orbi.

“O ciberjornalismo académico no combate à desinformação” é o tema do 2.º Encontro de Ciberjornalismo Académico que tem lugar esta quarta-feira, 19 de fevereiro no Auditório da Biblioteca Central da Universidade da Beira Interior.A completar duas décadas de existência, o Urbi et Orbi é o cibermeio académico com atividade há mais tempo no nosso país, sendo que este será um dia dedicado à discussão do ciberjornalismo que se produz nos vários meios académicos de comunicação em Portugal.

A iniciativa arranca com uma mesa redonda composta por Filipa Silva, editora do “JornalismoPortoNet” (JPN), Paulo Pena, grande repórter do “Jornal de Notícias”, Pedro Emauz Silva, diretor do jornal “A Cabra”, e Pedro Oliveira, diretor do “ComUM”. Os convidados vão debater “O ciberjornalismo académico no combate à desinformação”, numa discussão aberta à assistência.

À tarde, Fábio Giacomelli, doutorando em Ciências da Comunicação da UBI e especialista na área, ministra um workshop sobre jornalismo mobile. Esta atividade é aberta a toda a comunidade. Segue-se uma mesa redonda com a equipa fundadora do “Urbi et Orbi”, sob o tema “Urbi et Orbi: 20 anos da UBI para o mundo”. A apresentação do novo site da publicação, a ser lançado naquele dia, marca o final do Encontro.

A diretora do jornal considera “muito positivo que ao celebrar o seu 20º aniversário o Urbi@Orbi, decano dos jornais digitais académicos, seja anfitrião na Covilhã do 2º encontro de Ciberjornalismo Académico”. “Espero que este encontro com jornais congéneres e profissionais do sirva para trocar experiências, discutir boas práticas e estabelecer laços de cooperação mais estreitos entre os nossos jornais”, sublinha Anabela Gradim.

O evento teve a sua origem em 2019, numa parceria do Observatório de Ciberjornalismo (ObCiber) e do JornalismoPortoNet (JPN), por ocasião do 15º aniversário do jornal da Licenciatura em Ciências da Comunicação da Universidade do Porto.

Este ano a organização está a cargo do jornal da UBI, Urbi et Orbi, ObCiber e Re/media.Lab, com o apoio da Faculdade de Artes e Letras da UBI (FAL-UBI), LabCom e Media Veritas.