Brasileiros
na UBI

A visão de quem vem de longe

por Manoela Nogueira

Brasil e Portugal são países que possuem laços antigos, compartilham a mesma língua e também algumas tradições. Talvez este seja um dos motivos que atrai tantos brasileiros a se mudarem para terras lusitanas. De acordo com dados de 2016 do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a maior comunidade de estrangeiros em Portugal é de brasileiros, que representam mais de 80 mil residentes do País. Um dos motivos mais frequentes para a concessão de vistos para brasileiros, de acordo com o SEF é a autorização para fins de estudos.

Aqui na Covilhã já é comum andar pelas ruas da cidade e escutar um sotaque português diferente do que estamos acostumados em Portugal. O dicionário do cidadão covilhanense já passou a se habituar com palavras como você, louça, beleza, entre tantas outras comuns aos brasileiros. Isto porque desde de 2014 o governo Português firmou um acordo com o Brasil e passou a aceitar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como forma de seleção para candidatos brasileiros interessados em estudar em universidades portuguesas. Já são mais de 27 as instituições de ensino que aceitam este processo seletivo, entre estas, a Universidade da Beira Interior (UBI).

Em 2017 a UBI superou a marca de sete mil estudantes, sendo que destes 15% são estrangeiros e, ainda de acordo com dados disponíveis no site da Universidade, a maior comunidade de estudantes internacionais é a de brasileiros. O perfil dos estudantes brasileiros na UBI é variado, contemplando desde estudantes de licenciatura, a mestrado e doutoramento.

A representatividade dos estudantes brasileiros pode ser observada através de diferentes meios, como sites com informações da cidade de Covilhã voltados exclusivamente para o nicho brasileiro, até mesmo a grupos em redes sociais que somam mais de 200 usuários e que possuem como objetivo a integração entre a comunidade de estudantes de brasileiros residentes na Covilhã e a troca entre experiências entre estes. Buscando entender como os estudantes brasileiros enxergam tanto a UBI como a Covilhã conversamos com estudantes que estão vivendo diferentes fases da vida em Portugal.

Dos Recém Chegados

Francisco Delano

Francisco Delano é natural de Recife, frequenta o 1º Ciclo de Ciências Políticas e Relações Internacionais. É ubiano desde setembro de 2017.

Dos que se despedem

Matheus Belucio

Matheus Belucio é natural de São Paulo, frequenta o 2º Ciclo de Estudos em Economia. É ubiano desde setembro de 2016.