Voltar à Página da edicao n. 523 de 2010-01-26
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 523 de 2010-01-26   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  

“O mais importante é criar pólos de saber para apoiar o desenvolvimento regional”

> Eduardo Alves

Urbi@Orbi – Talvez todas essas condições se reuniam numa das grandes apostas da UBI para o futuro, que é a criação do Parkurbis Medical. Que expectativas tem desta estrutura?
Miguel Castelo Branco – [Ver resposta] –
É um projecto que tem vindo a ser desenvolvido pela universidade e onde se encontra uma forte relação entre a esta instituição e o meio empresarial. A relação entre estas duas áreas é fundamental porque tem muito a contribuir para a sustentação económica e social da região.
Uma das coisas que é importante criarmos para o desenvolvimento da região é a criação de pólos de saber com vista ao apoio empresarial. A universidade pode inovar, quer do ponto de vista da investigação tecnológica, quer do ponto de vista da investigação em áreas de desenvolvimento.
A área da saúde é claramente uma área onde podemos fazer isso. Por um lado é uma área que necessita de continuar a inovar, investigar e criar novas soluções práticas. A relação com a investigação e com a aplicação, e a passagem para os tecidos empresariais é uma questão fundamental porque vai criar oportunidades sob o ponto de vista de emprego diferenciado e baseado em desenvolvimento inteligente para que se possa considerar uma forma sustentada de desenvolvimento regional.  

Urbi@Orbi – Esta é uma estrutura nevrálgica para a Covilhã?
Miguel Castelo Branco – [Ver resposta] –
Penso que vai ser também uma estrutura fundamental para a Covilhã. É muito importante existir uma certa diversificação e não nos devemos centrar em uma ou duas estruturas, porque aumenta a segurança. Quanto mais estruturas houver, maior a probabilidade de sucesso.
É evidente que, quer o Parkurbis actual, onde já existe um conjunto de empresas baseadas em parceira com a universidade, quer o Parkurbis Medical, mais centrado na área da saúde; são estruturas fundamentais para consolidar todo este processo de inovação. Aquilo que se pretende, também, é continuar a conseguir criar possíveis embriões que possam ser desenvolvidos em estruturas empresariais.

Urbi@Orbi – Estão criadas as condições para ter na Covilhã um pólo científico de referência?
Miguel Castelo Branco – [Ver resposta] –
 Dentro da rede de pólos de desenvolvimento e de investigação em tecnologia na área da saúde, a Covilhã está já numa excelente situação e no futuro, a acontecerem todos os planos como nós esperamos, essa posição será consolidada e teremos um ponto de referência, no espectro nacional.

A fixação de novos médicos na região tem sido conseguida

É fundamental desenvolver o espírito da investigação

O processo de implementação da faculdade ainda não está concluído



"A Covilhã pode ser uma referência na investigação médica"


Data de publicação: 2010-01-26 00:01:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior