Voltar à Página da edicao n. 484 de 2009-04-28
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 484 de 2009-04-28   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Apresentação dos CNU's

CNU's juntam mais de 2000 atletas em Gaia e no Porto

As fases finais dos CNU's 09 arrancaram a 20 de Abril e durante uma semana foram vários os atletas que estiveram em competição nas diversas modalidades.

> Ricardo Morais

Organizado pelo Instituto Politécnico do Porto (IPP) e pela Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), o evento reuniu pela primeira vez, no mesmo local e em simultâneo, as quinze modalidades em competição nos CNU´s. Os Campeonatos que tiveram uma abertura que juntou diversas personalidades.
Os CNU’s 2009 começaram na segunda-feira, dia 20, dia em que decorreu a cerimónia de abertura, no Pavilhão Municipal de Gaia. Um cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias e do Presidente do Politécnico do Porto, Vítor Correia Santos. Estiveram ainda presentes o ex-atleta olímpico no salto à vara Nuno Fernandes, agora Presidente da Comissão de Atletas Olímpicos e da Campeã Olímpica Rosa Mota.
Depois do desfile dos cartazes das 30 instituições de ensino superior presentes e de algumas danças, foi dada a palavra às personalidades ali presentes. Rosa Mota foi a mais aplaudida pelos muitos participantes que assistiam nas bancadas do Pavilhão Municipal de Gaia. A Campeã Olímpica da Maratona saudou todos os presentes e não se alongou nas palavras, deixando apenas o sugestão para que todos os participantes “tratassem bem do corpo, vivessem com equilíbrio e jogassem com fair play”.
Já Laurentino Dias, Secretário de Estado do Desporto, relembrou os seus tempos de estudante e jogador em Coimbra, afirmando que “é possível conciliar tudo, os estudos e os treinos”. O responsável do Governo salientou ainda que “as universidades mostram cada vez mais interesse pelo desporto e que o caminho tem se ser nesse sentido”.
O presidente do IPP, Vítor Correia Santos, mostrou-se muito satisfeito com a parceria estabelecida entre o desporto Universitário e as Câmaras Municipais, afirmando que “todos saiem vencedores…”. Esta ideia que foi reforçada pelo presidente da FAD, André Couto destacou a importância dos equipamentos disponibilizados pelas Câmaras.
Nesta cerimónia de abertura estiveram ainda outras personalidades, como Marco António e José Guilherme Aguiar da Câmara de Gaia, mas também o organizador do Fantasporto, Mário Dorminsky, e o seleccionador nacional de atletismo, José Barros.
Os CNU’s 2009 que ficam para a história como sendo os primeiros onde os atletas/estudantes se concentraram durante seis dias num único evento, competindo durante esse período. Mas este evento, que pretendeu ser, segundo a organização, também uma oportunidade de convívio entre todos os estudantes, juntou os atletas/estudantes não só na comeptição, mas também nos espaços das refeições. Paralelamente, existiu ao longo da semana um programa cultural para todos os participantes.

[voltar]


Apresentação dos CNU's
Apresentação dos CNU's


Data de publicação: 2009-04-28 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior