Voltar à Página da edicao n. 484 de 2009-04-28
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 484 de 2009-04-28   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A equipa de futsal feminino, uma das vencedoras das medalhas

AAUBI traz quatro medalhas dos CNU’s

A Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) arrecadou uma medalha de ouro, uma de prata e duas de bronze nos Campeonatos Nacionais Universitários 2009 (CNU’s 09), que decorreram entre 20 e 24 de Abril, no Porto e em Gaia. Uma participação que ficou aquém dos objectivos da secção desportiva da AAUBI.

> Ricardo Morais

Cinco modalidades, três equipas, 36 atletas, quatro medalhas. São estes os números que marcam a participação da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) nos Campeonatos Nacionais Universitários em 2009 (CNU’s 09), organizados pelo Instituto Politécnico do Porto (IPP) em parceria com a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

Uma vez mais, a AAUBI marcou presença no evento desportivo universitário com maior importância e apesar dos resultados terem ficado aquém dos objectivos, as equipas e os atletas da Beira Interior mostraram, segundo Diogo Azevedo, coordenador da Secção Desportiva da AAUBI, o seu valor na prova e o balanço aca por ser positivo.

A primeira medalha surgiu logo no primeiro dia de competição. As duas atletas da Beira Interior encontraram-se na partida de atribuição do terceiro e quarto lugar da prova de Ténis de Mesa. Sofia Martins foi mais forte que Cândida Santos, conquistando desta forma, a primeira medalha para a AAUBI nos CNU’S.

No dia seguinte, as atletas que se tinham defrontado no desafio de singulares, juntaram-se na competição de pares e juntas defrontaram e venceram três duplas, alcançando assim, o objectivo a que se tinham proposto: conquistar a medalha de ouro.

No que diz respeito às outras equipas presentes nos CNU’s, a equipa de Basquetebol Feminino não conseguiu passar da fase de grupos e regressou mais cedo à Covilhã. Quem também abandonou a competição nos primeiros dias, foi o Badmington. João Rodrigues, não conseguiu alcançar um lugar que lhe permitisse chegar à fase final da prova, tendo ficado em terceiro lugar no seu quadro.

A esperança de mais medalhas recaía assim sobre as equipas de Futsal, que apesar de algumas contrariedades na fase grupos, conseguiram ambas alcançar as meias-finais da competição. No entanto, nesta fase da prova as equipas seguiram caminhos diferentes.

A equipa de Futsal Feminino conseguiu alcançar a final depois de derrotar uma rival de longa data, a equipa da Associação de Estudantes do Instituto Superior da Maia (AEISMAI), por 4-2. Na partida decisiva, a equipa da AAUBI defrontou a única formação com quem tinha perdido na fase de grupos, a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), e depois de um jogo emocionante, foi na marca de grandes penalidades que tudo se decidiu, com a equipa do Porto a vencer por 7-6, sagrando-se campeã nacional. A equipa da AAUBI ficou-se pelo segundo lugar, apesar da atitude e da mentalidade com que se apresentou nestes CNU´s. Diogo Azevedo destacou todo o trabalho desta equipa.

Já o Futsal Masculino encontrou, nas meias-finais, a poderosa equipa da Associação Académica de Coimbra (AAC). Num verdadeira final antecipada, a equipa da AAUBI esteve a perder por duas bolas, conseguiu igualar a partida e prolongou-a para o tempo extra. Como nada se decidiu nesta fase, foi nas grandes penalidades que se encontrou o finalista. A equipa da AAC foi mais certeira, vencendo a partida por 6-4.

Arredada da final, a equipa disputou o terceiro e quarto lugar frente à equipa da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) e venceu por 5-3, conquistando o terceiro lugar do pódio e a respectiva medalha de bronze.

O Futsal Masculino da AAUBI que não conseguiu desta forma revalidar o título de Campeão Nacional Universitário conquistado no ano anterior. Já as atletas femininas ainda não foi desta que conseguiram alcançar um título na modalidade, depois de nos últimos anos terem marcado sempre presença no pódio.

Esta edição dos CNU’s juntou mais de dois mil estudantes do ensino superior no mesmo local, recuperando assim o modelo de finais dos anos 80.  A organização conjunta entre o Instituto Politécnico do Porto e a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) juntou atletas de quinze modalidades.


A equipa de futsal feminino, uma das vencedoras das medalhas
A equipa de futsal feminino, uma das vencedoras das medalhas


Data de publicação: 2009-04-28 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior