Voltar à Página da edicao n. 467 de 2008-12-30
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 467 de 2008-12-30   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Presépio na Cidade de Ílhavo

ÍLHAVO - Natal com Tradição

Na cidade de Ílhavo as tradições continuam a vigorar na rua e de casa em casa. As iguarias recebem as visitas e a população une-se para celebrar o Nascimento de Jesus, fortalecendo as amizades.

> Sofia Creoulo

Com a aproximação do dia 24 de Dezembro, começa a correria para as grandes superfícies comerciais e para as zonas de comércio tradicional. Os presépios, as árvores de Natal, as músicas e as iluminações alusivas à quadra natalícia, colocadas por todas as ruas da cidade, convidam as pessoas a comprar os últimos presentes para serem oferecidos na noite de Natal.Na véspera de Natal, as pessoas acordam em grande azáfama e visitam os familiares e amigos para oferecerem os presentes que serão abertos à meia-noite ou depois da Missa do Galo. Durante a tarde, a confusão nas ruas e nas zonas comerciais acalma com o chegar da noite. As pessoas recolhem a casa para preparar os pratos típicos da época natalícia: o bacalhau, as batatas e os grelos são arranjados com muito cuidado e da forma mais tradicional para dar lugar ao “Escoado” da consoada, assim como uma grande panóplia de iguarias”, refere Clara Silva, residente na cidade de Ílhavo. Rabanadas, filhós, bilharacos, broinhas de batata, sonhos, leite-creme, arroz-doce, aletria e os bolinhos de bacalhau, são apenas algumas iguarias que recebem os familiares  regressados de longe para celebrarem o Natal em família.
Após a ceia de Natal, é “tempo de pôr as conversas em dia com os familiares", diz Manuel Prior, emigrante em França. "Juntamo-nos todos à volta do “cepo” e até cantamos e dançamos. Perto da meia-noite preparamo-nos e vamos à Missa do Galo relembrar os ausentes e celebrar o Nascimento do Menino. Depois da missa voltamos para casa e o Pai Natal aparece, para que chegue o momento de alegria das crianças, ao abrir os presentes”, afirma Manuel Prior.
O dia do Sol, 25, começa com a população a celebrar a missa do Nascimento de Jesus. Após a missa regressam a casa para preparar a “roupa-velha” para o almoço e o perú assado no forno. “Depois do almoço a família reúne-se toda à volta da lareira a comer as iguarias do Natal e os mariscos, acompanhados de um bom vinho, durante o resto do dia. "É assim que celebramos o Natal em Ílhavo, ou não fosse uma terra que não deixa morrer as tradições, mais ligadas ao mar”, sublinha Armando, habitante de Ílhavo.


Presépio na Cidade de Ílhavo
Presépio na Cidade de Ílhavo


Data de publicação: 2008-12-30 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior