Voltar à Página da edicao n. 397 de 2007-09-11
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Anna Guerman é a coordenadora do Centro de Ciência e Tecnologias Aeroespaciais da UBI

UBI em destaque na União Europeia

O Centro de Ciência e Tecnologias Aeroespaciais da UBI está a organizar a terceira edição do workshop internacional “Spaceflight Dynamics and Control”. Um evento que este ano surge como escola avançada e vai ter o apoio da Presidência Portuguesa da União Europeia.

> Eduardo Alves

Anna Guerman, coordenadora do Centro de Ciência e Tecnologias Aeroespaciais da UBI, é um dos rosto de toda a investigação que a UBI promove neste domínio. Por esta altura, a docente do Departamento de Engenharia Electromecânica da instituição covilhanense passa grande parte do seu tempo na preparação final do workshop internacional “Spaceflight Dynamics and Control”.
Entre 8 e 10 de Outubro de 2007, a UBI recebe a terceira edição deste evento que passa a ser anual. Isto porque “a avaliar pela reacção de alunos e professores, de investigadores e entidades que têm participado neste evento, a qualidade da iniciativa é de grande envergadura e deve continuar nestes moldes”. Este workshop internacional serve sobretudo “para juntar aqui pessoas muito credenciadas da área e que participam assim num evento de características didácticas, um evento que não é bem uma reunião científica”. O carácter “demasiado exclusivo” do termo científico não se liga muito bem, na perspectiva dos organizadores, com as metas do workshop, que passam também “por uma vertente de ensino e popularização da ciência”.
Desta forma, a UBI ganha uma “escola avançada” no que diz respeito às tecnologias aeroespaciais. A partir deste ano, o workshop internacional, ganha a designação de “escola avançada” precisamente para sublinhar esta vertente de ensino e popularização da ciência. “Esta é mais uma escola de abrir mentalidades, uma escola de abordagens aos problemas. Ou seja, as pessoas vêm cá falar sobre as suas áreas de investigação e não sobre uma disciplina ou outra”, sublinha Anna Guerman. Durante os três dias de actividades, os participantes na iniciativa que decorre no Edifício das Engenharias “descrevem a sua investigação de modo a explicar o que estão a investigar. As pessoas apresentam os desenvolvimentos mais recentes daquilo que fazem”, concluiu a coordenadora do Centro de Tecnologias Aeroespaciais.
De entre os convidados, destaque para o responsável de comunicação da Agência Espacial Europeia, que apoia a realização deste evento, vários docentes e investigadores europeus e americanos que trabalham na área da ciência aeroespacial e também entidades brasileiras que Anna Guermam destaca “pelo seu excelente e extenso programa espacial”. Esta terceira edição conta também com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e “da Presidência Portuguesa da União Europeia”.
A responsável pelo centro mostra-se bastante empenhada em frisar este apoio. A docente da UBI lembra que a promoção de eventos pela Presidência Portuguesa “é conferida a este workshop, pelo mesmo ter um carácter científico que reúne uma importância significativa. Este apoio “moral e financeiro” é também um reconhecimento do trabalho que é aqui desenvolvido”. O evento, considerado de Interesse Científico pela presidência portuguesa da União “é também importante porque ajuda a alcançar os objectivos traçados pelos responsáveis estatais”.
O “Spaceflight Dynamics and Control”, que este ano decorre numa altura em que se assinala o 50º aniversário do lançamento do primeiro satélite artificial Sputnik, que inaugurou no dia 4 de Outubro de 1957 a era espacial, reúne conceituados especialistas da Astrodinâmica, investigadores e alunos de vários países que discutirão os actuais problemas e tecnologias e as recentes tendências de investigação nesta área.
Para além disso, esta iniciativa é também importante “para que os alunos saibam que a ciência é internacional”. No entender de Anna Guerman, “não há uma ciência portuguesa, ou brasileira ou americana, há uma ciência mundial e é preciso participar, quanto mais cedo melhor, nas reuniões internacionais de grande qualidade e esta é uma nossa tentativa de facilitar a participação dos alunos da UBI e abrir-lhes as portas para este contexto científico internacional.”


Anna Guerman é a coordenadora do Centro de Ciência e Tecnologias Aeroespaciais da UBI
Anna Guerman é a coordenadora do Centro de Ciência e Tecnologias Aeroespaciais da UBI


Data de publicação: 2007-09-11 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior