Voltar à Página da edicao n. 397 de 2007-09-11
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O CCTA desenvolve vários projectos nas áreas da Aeronáutica e Espaço

Centro coloca UBI “de cabeça no ar”

O Centro de Ciência e Tecnologias Aeroespaciais da UBI é uma estrutura que reúne um vasto leque de investigadores conceituados e premiados a nível internacional e desenvolve estudos em diferentes domínios.

> Eduardo Alves

Satélites, aeronaves, propulsores, energias alternativas e novos materiais são apenas uma pequena parte da enorme lista de temas que são forma ao quadro de investigações e áreas de acção e desenvolvimento do Centro de Ciência e Tecnologias Aeroespaciais da UBI. Uma estrutura que nasceu em 1994 e dedica-se, de forma acentuada, à investigação e desenvolvimento tecnológico no campo da Aeronáutica e Espaço, com vista a melhorar a segurança e protecção ambiental, enquanto promove também o crescimento sócio-económico e a qualidade de vida. Para atingir estes objectivos, as actividades do CCTA são multidisciplinares e combinam aspectos tecnológicos, económicos, sociais e culturais.
As actividades realizadas no centro encontram-se principalmente organizadas em termos de projectos de investigação científica que normalmente incluem investigadores de diferentes áreas e com diferentes graus académicos. As actividades de investigação do centro agrupam-se em diferentes áreas temáticas e multidisciplinares, daí esta estrutura contar com um número significativo de investigadores de diferentes Departamentos da Universidade da Beira Interior.
A coordenadora desta estrutura recorda também que “o centro desenvolveu-se imenso”. Segundo Anna Guerman, “nos últimos anos houve uma grande evolução, tanto em termos de artigos publicados, como de investigação feito. Isto também abarca os projectos com financiamento externo. Estamos a desenvolver vários projectos quer no âmbito nacional, quer internacional”.
A participação de investigadores do centro em actividades no estrangeiro, a publicação de artigos científicos em revistas credenciadas e um vasto leque de pesquisas são alguns dos parâmetros que servem para medir a capacidade de trabalho deste centro de investigação.
Para uma melhor compreensão do crescimento que o CCTA tem vindo a registar, destaque para o número de projectos em desenvolvimento. Entre 1999 e 2002 decorreram três projectos através de apoios externos, entre 2003 e 2007, o número cresceu para 15. O apoio dado ao CCTA passou de 90 mil euros, em 2002, para um milhão e 350 mil euros em 2007. Números que se traduziram também na quantidade de publicações científicas, que passaram de14 para 39, no último ano.

[Voltar]


O CCTA desenvolve vários projectos nas áreas da Aeronáutica e Espaço
O CCTA desenvolve vários projectos nas áreas da Aeronáutica e Espaço


Data de publicação: 2007-09-11 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior