Voltar à Página da edicao n. 378 de 2007-05-01
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A Internet foi abordada como uma nova forma de contacto entre alunos e empresas

Novos terrenos para os profissionais do marketing

> Igor Costa

A ideia foi timidamente lançada no decorrer do debate, mas o facto de os profissionais do marketing estarem a conquistar novos terrenos é uma certeza para João Leitão. “Para mim um profissional de marketing tem um carácter muito mais transversal. Para se ser um verdadeiro profissional de marketing deve-se estar em constante actualização e deve-se ser simultaneamente um gestor, um economista, um técnico de contas, um analista financeiro, um técnico da comunicação e sobretudo, e quero vincar esse aspecto, um verdadeiro relações públicas”, defende o docente.
João Leitão não acredita “que o mercado de trabalho exija uma ultra-especialização em relações públicas”. Para o docente, os licenciados nesta área da comunicação devem procurar alargar os seus conhecimentos em outras áreas, acumulando competências a outros níveis. Na perspectiva de João Leitão, os relações públicas devem diversificar a sua formação, em vez de se especializarem, a fim de conseguirem marcar uma posição no mercado de trabalho. Uma ideia que é potenciada pelo Processo de Bolonha, diz o docente: “Bolonha cria a efectiva possibilidade de as pessoas completarem a sua formação pós-graduada em áreas multidisciplinares afins, e transportar uma lógica de marketing para este tipo de opção”. Adaptar a formação às exigências do mercado de trabalho é a forma que João Leitão defende para que os recém-licenciados garantam a sua empregabilidade.

[Voltar]


A Internet foi abordada como uma nova forma de contacto entre alunos e empresas
A Internet foi abordada como uma nova forma de contacto entre alunos e empresas


Data de publicação: 2007-05-01 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior