Voltar à Página da edicao n. 378 de 2007-05-01
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Novas formas de interacção com as empresas foram experimentadas na UBI

Estudantes e empresários com olhos no futuro

Três alunos da licenciatura em Marketing da Universidade da Beira Interior (UBI) puderam apresentar os seus currículos a empresários de diversas áreas. Os investidores ouviram e contactaram alguns estudantes. A iniciativa é pioneira, e as expectativas são as melhores.

> Igor Costa

Aquilo que começou por ser um trabalho para a disciplina de Web Marketing transformou-se numa conferência de aproximação entre finalistas e empregadores. João Leitão, docente do Departamento de Gestão e Economia da UBI, escolheu três blogues com características diversas, e permitiu aos seus autores apresentarem-se a 23 de Abril. O Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais (GESP) mediou os intervenientes, que ficaram a conhecer o que cada lado oferece.
Mini Mark (Aveiro), Contacto (Guarda), Setúbal na Rede (Setúbal), Vedior RH (Lisboa) e António Ezequiel (Covilhã) foram as cinco empresas que responderam ao convite. Provenientes de ramos tão distintos como a comunicação, distribuição alimentar e bebidas ou recursos humanos, os representantes das empresas apresentaram também o trabalho que desenvolvem. Aos presentes, João Leitão lançou o desafio de que, no próximo ano, regressem a fim de avaliar o resultado dos estagiários da UBI. Quanto aos investidores em geral, o docente manifestou o desejo de que respondam em maior número.
“A receptividade foi óptima na medida em que esta é uma forma alternativa de apresentar um curriculum vitae”, refere João Leitão. Segundo Rogério Palmeiro responsável do GESP, “nem todas as empresas estão a par da Internet”. Mesmo tendo em conta que o Setúbal na Rede é um jornal exclusivamente on-line, “muitos dos outros empresários ainda não estão preparados para isso. Mas somos nós que temos de ajudar na mudança”, defende o organizador. Rogério Palmeiro acredita que, por este meio, se consiga “de uma forma eficaz, ter a informação mais actual e clara. Mesmo quem está a analisar e a avaliar consegue também medir um conjunto de competências sociais e pessoais que não se conseguia num curriculum tradicional”.
Da parte dos alunos, trata-se de uma ideia com inúmeras mais valias: “Enviar em papel não garante que as empresas tenham acesso a todos os trabalhos, enquanto que com o blogue há hiperligações e isto permite que haja maior interactividade, maior dinâmica”, explica Lúcia Nunes, uma das alunas que apresentou o seu currículo. A dinâmica agradou às empresas, que passam a poder contar com uma ferramenta de recrutamento mais completa e de mais fácil acesso. Vídeos, grafismos, música, e outros definidores de personalidade podem agora ser potenciados pelos candidatos. Para além disso, o recrutamento pode ser desenvolvido em qualquer parte do mundo sem os tradicionais processos e arquivos.
Ainda que os alunos tenham agora uma maior responsabilidade, João Leitão enfatiza o papel que cabe à universidade. Para o docente, “será de todo o interesse promover os níveis de empregabilidade dos seus licenciados e pós-graduados, através deste tipo de aproximação ao meio empresarial e institucional”. O objectivo será englobar todas as Faculdades da UBI, de forma que, com isto, “se possa reabilitar uma cultura que houve há uns anos, com a criação de fóruns de empresas onde os empregadores conheciam directamente os futuros colaboradores”, relembra João Leitão.


Novas formas de interacção com as empresas foram experimentadas na UBI
Novas formas de interacção com as empresas foram experimentadas na UBI


Data de publicação: 2007-05-01 00:03:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior