Voltar à Página da edicao n. 376 de 2007-04-17
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

Edição musical: “uma tragédia cultural”

> Igor Costa

Na plateia era comum o sentimento de frustração pela falta de obras publicadas. João Maria Freitas Branco fala em “tragédia cultural”, ainda que não seja a única que o filósofo identifica. Ainda assim, “um dos aspectos mais negativos no âmbito da cultura musical portuguesa é o facto de ainda hoje não existirem edições de compositores portugueses em número significativo”. Uma realidade que, segundo o investigador, se tem arrastado ao longo dos tempos, na música portuguesa.
Para Luís Filipe Pires, “a pobreza de gráficas e fonográficas de compositores portugueses limita a memória que fica dos compositores até aos dias futuros”. O elevado custo das gravações musicais, o facto de o público não comprar essas obras e a recorrência a fotocópias por parte dos estudantes de música foram as três causas apontadas para a inviabilidade económica desses projectos.
Em relação a Gabriel Moraes e Sousa, não é conhecido o número de obras dispersas. Esse é um dos maiores problemas que se levanta à compilação das suas obras. As pistas dadas no dia 5 de Abril indicam a Biblioteca Nacional e a Biblioteca da Juventude Musical Portuguesa como possíveis depósitos em bruto de algumas obras. Neste momento estão identificadas sete composições do músico do concelho da Covilhã: “suite para piano”, “pequena suite”, “La source”, “dupla sonata”, “prelúdios”, “sonatina” e “música para dois pianos”. Para além destas, muitas outras obras terá composto o músico do Tortosendo, mas “não as passou para o papel devido a alguma preguiça, ligada à pouca saúde que tinha”, justifica a viúva do compositor, Maria Macedo.
No decorrer do debate foram ainda lançados três desafios. Um, para que se faça um trabalho de qualidade junto dos jovens, aquando da sua formação. Outro, aos editores musicais, para que apostem de forma mais eficazmente no marketing e divulgação das obras, de forma a tornar os produtos acessíveis a todos os jovens músicos. E um último pessoalmente dirigido a Maria Macedo, para que escreva ou registe as memórias que tem de Gabriel Moraes e Sousa.

[Voltar]


Data de publicação: 2007-04-17 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior