Voltar à Página da edicao n. 375 de 2007-04-10
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Este evento procurou oferecer actividades diferentes às crianças durante o período de férias

Férias da Páscoa com Arte

O Teatro das Beiras, no âmbito do seu projecto educativo, promoveu para estas férias actividades artísticas direccionadas a crianças dos 6 aos 15 anos. O objectivo é conciliar o lúdico ao pedagógico, sensibilizando os jovens para as práticas de criação artística.

> Cristina Reis

São quatro os ateliers que reúnem 40 crianças num workshop temático sobre teatro desde o dia 26 de Março, na sede do Teatro das Beiras da Covilhã. As oficinas de expressão dramática, movimento corporal, malabarismo e construção de máscaras são as áreas que vão ocupar as férias escolares da Páscoa das crianças.
A oficina de expressão dramática, dirigida por Teresa Baguinho, é o tronco de todo o workshop. Segundo João Nuno Costa, actor da Companhia, “é o instrumento que permite ensinar de forma lúdica as técnicas do teatro, envolvendo jogos que visam sobretudo activar as técnicas de expressão, estimular a espontaneidade, a criatividade, a interacção e as relações interpessoais”. João Nuno é também o tutor da oficina de malabarismo, onde as crianças têm a capacidade de recriarem algo pegando numa ou mais bolas.
A complementar o workshop, está a oficina de movimento corporal, orientada por Felipa Teixeira. “Aqui é dado especial relevo ao corpo no espaço e ao corpo ao som da música, utilizando-o como instrumento lúdico-pedagogico” explica João. Por fim, a oficina de máscaras é dirigida por Sara Silva, que auxilia as crianças na elaboração de máscaras com a técnica da ligadura de gesso.
Este projecto surgiu, por um lado, da necessidade de tornar num público consciente, crítico e activo as pessoas que vêm ao teatro. “Achamos que isso é possível através da formação, concretamente através do ensino da expressão dramática, que permite que os jovens fiquem munidos dos instrumentos necessários à compreensão de tudo o que está para lá do espectáculo”, refere João. O orientador realça ainda que “não faz deles actores, mas faz deles pessoas que entendem como são construídas as personagens no teatro, o que transmite o teatro, percebendo o que está para lá da simples fábula”. Por outro lado, o workshop surge ainda de uma “lacuna existente na cidade, que é a não existência de nenhum centro de formação teatral equiparado de forma sistemática”. A juntar a isto, está ainda “a dificuldade de os pais não saberem onde deixar os filhos quando chega o período de interrupção lectiva, encontrando aqui uma solução”, sublinha Vanessa Silva, a relações-públicas do teatro.
Os orientadores dos ateliers são todos eles actores do Teatro das Beiras e intérpretes da peça “A Arca dos Sonhos”, a mais recente produção da Companhia. Para eles, “esta formação está em interacção com muitas outras disciplinas que estes alunos têm no seio escolar, e acreditamos que essa interacção seja muito favorável ao desenvolvimento integral das crianças”.
As 40 vagas que o teatro abriu foram todas preenchidas, ao preço de 35 euros cada uma por duas semanas de actividades. Os ateliers decorrem todos os dias entre as 14h00 e as 18h00 e prolongam-se até quinta-feira, 5 de Abril.
De referir que esta iniciativa é apenas um “pequeno teste para uma possibilidade de abrir, já no início do próximo ano lectivo, classes com outras faixas etárias que acompanharão ao longo do ano, e de forma sistemática, formações deste género”. Contudo, este projecto encontra-se, ainda, em estudo.


Este evento procurou oferecer actividades diferentes às crianças durante o período de férias
Este evento procurou oferecer actividades diferentes às crianças durante o período de férias


Data de publicação: 2007-04-10 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior