Voltar à Página da edicao n. 369 de 2007-02-27
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Debater o estado da língua portuguesa e das suas condicionantes foi um dos objectivos deste evento

Encontros de Português debatem métodos pedagógicos

Reflectir para Agir foi o tema dos II Encontros de Português, que tiveram lugar na passada quinta-feira, 22 de Fevereiro, no anfiteatro I da Universidade da Beira Interior.

> Susana Goncalves

Com este evento, promovido pelo Departamento de Letras da UBI, pretendia-se, reuniu profissionais e estudiosos desta área, discutir o ensino do português nas escolas e novos métodos pedagógicos a serem adoptados pelos professores que leccionam a disciplina.
A sessão de abertura ficou a cargo dos professores António Fidalgo e António dos Santos Pereira, docentes da Universidade da Beira Interior (UBI), tendo o evento contado ainda com a participação dos professores Paulo Osório e Maria da Graça Sardinha, organizadores; de Paulo Feytor Pinto, presidente da Associação de Professores de Português, e da professora Luísa Branco (UBI).
Paulo Osório falou da linguística educacional como um tema a desenvolver nos trabalhos deste encontro, defendendo que são necessárias mudanças na formação dos professores. Os docentes devem permitir aos alunos o contacto com a língua, de forma a que estes possam compreendê-la, interagir com ela, e empregá-la para conhecer a cultura, pois “Língua é fundamentalmente cultura”. Maria Luísa Branco defendeu que os professores são muito importantes na formação, na educação, e no desenvolvimento da cultura dos seus alunos.
Paulo Feytor Pinto, representante da Associação de Professores de Português (APP), disse existirem quatro áreas que a APP pretende continuar a trabalhar: a intervenção cívica, a divulgação de informação, a formação contínua de professores, e a edição da revista Palavra.
As áreas de intervenção da APP consistem na questão das terminologias linguísticas, na avaliação externa dos alunos (exames); e nas provas de aferição da área. Trabalham ainda a avaliação do desempenho dos professores, a certificação de manuais escolares, e a análise dos programas do ensino básico e secundário.
Os Encontros de português tiveram uma boa adesão por parte do público, e, de acordo com a organização, cumpriram com os seus objectivos, que passavam essencialmente pela discussão de novos métodos pedagógicos que deveriam ser desenvolvidos e adquiridos pelos professores de português, de modo a ensinarem os seus alunos a aprender e compreender o melhor possível o português e a cultura.


Debater o estado da língua portuguesa e das suas condicionantes foi um dos objectivos deste evento
Debater o estado da língua portuguesa e das suas condicionantes foi um dos objectivos deste evento


Data de publicação: 2007-02-27 17:06:30
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior