Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
João Queiroz (FCS), Jorge Esteves (jornalista da RTP) e Santos Silva, reitor da UBI em conversa no intervalo entre os directos para o programa de informação

Método de ensino avançado

No programa "Portugal em Directo" participaram Santos Silva, João Queiroz e Luís Patrão, para falar sobre o metódo de ensino inovador utilizado junto dos alunos de Medicina da UBI

> Cátia Felício

João Queiroz, presidente da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, salienta que o contacto com o doente é estabelecido logo no primeiro ano do curso. de Medicina. “Os nossos alunos têm um contacto precoce com o doente e com a cama do hospital e do centro de saúde. E no primeiro ano (…) fazem estágios onde provavelmente vêem de uma outra forma o hospital e têm um primeiro contacto com o mundo que vai ser o mundo com que eles vão ter de trabalhar no dia a dia”.
Luís Patrão, presidente do núcleo de estudantes MedUBI, disse em entrevista à RTP que sente que o ensino é centralizado no aluno. E adianta que “a universidade tem tudo o que nós queremos”. Comparativamente a alunos de medicina de outras universidades, Luís Patrão confessou até que, de certa forma, “sentimos que somos uns privilegiados”.
Ernesto Rocha, representante da Ordem dos Médicos, diz ser um defensor desta faculdade “desde a primeira hora”. Salientando colaborações nas quais participou, diz que “como presidente da ordem dos médicos [esta faculdade] tem toda a minha solidariedade. Eu até penso que esta faculdade tem a batalha ganha”. E realça esta nova filosofia de ensino, definindo como moderna e melhor que se pode aplicar ao curso de Medicina.
João Queiroz espera que dos 58 estudantes que estão no último ano do curso muitos se fixem na região. Santos Silva, reitor da UBI, também foi entrevistado e realçou a luta que a universidade sempre travou por aquilo que tem. Relembra também que o processo de candidatura à faculdade de ciências da saúde foi um processo extremamente complexo. Para o reitor, “fazia parte das nossas reivindicações que a criação de uma faculdade de ciências da saúde no interior do país viria a contribuir significativamente para a melhoria das condições de saúde destas populações. Não se pode desenvolver o interior do país sem que haja condições adequadas na área da saúde”.

[Voltar]


João Queiroz (FCS), Jorge Esteves (jornalista da RTP) e Santos Silva, reitor da UBI em conversa no intervalo entre os directos para o programa de informação
João Queiroz (FCS), Jorge Esteves (jornalista da RTP) e Santos Silva, reitor da UBI em conversa no intervalo entre os directos para o programa de informação "Portugal em Directo"


Data de publicação: 2007-01-30 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior