Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A emissão do programa televisivo Portugal em Directo focou o método de ensino avançado de que usufrem os alunos de Medicina da UBI

Faculdade de Ciências da Saúde é “galinha dos ovos de ouro”

O programa televisivo “Portugal em Directo” transmitiu, dia 24, parte da emissão a partir instalações da FCS. Em destaque esteve o método de ensino avançado, usado com os alunos de Medicina da UBI

> Cátia Felício

Após seis anos da abertura do curso de Medicina na Universidade da Beira Interior (UBI), o programa televisivo “Portugal em Directo” escolheu a recente Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) para tema e local de emissão. Nos directos feitos a partir da Covilhã foram ouvidos o reitor da UBI, Santos Silva, João Queiroz, presidente da FCS, um representante da Ordem dos Médicos e ainda os responsáveis das três unidades hospitalares da região.
A saída dos primeiros licenciados deste curso, o método de ensino avançado com novas tecnologias, a probabilidade dos futuros médicos formados na UBI se fixarem na região, foram alguns dos assuntos focados.
Fernando Girão, presidente do conselho de administração do hospital Sousa Martins, na Guarda, referiu a relação entre a FCS e o futuro Centro Hospitalar da Beira Interior, que o governo quer criar de forma a juntar as três unidades hospitalares da região. “É uma necessidade que emerge da falta de recursos das três unidades (…). Portanto, o centro hospitalar será, no fundo, a tábua de salvação de toda a zona da Beira Interior e associado à galinha dos ovos de ouro que é, sem dúvida alguma, a Faculdade de Ciências da Saúde. E portanto é a mola dinamizadora para toda esta zona partindo do princípio sempre de que só há desenvolvimento com saúde”.
Confrontado com a questão “Sente que está numa das melhores estruturas da Europa e do mundo?”, colocada por Jorge Esteves, jornalista que conduziu o directo na FCS, João Queiroz disse não ter dúvidas sobre isso. “Temos as condições diria excelentes para que isso aconteça”, nota.
Referindo que a FCS é a única no interior do país com método de ensino avançado, Dina Aguiar, apresentadora de “Portugal em Directo” recorda que a sua abertura não foi um processo fácil. “Mas hoje é a única no interior do país que põe em prática um método de ensino avançado com novas tecnologias. E mais importante ainda, o contacto directo que os estudantes estabelecem logo no primeiro ano com os doentes, tanto a nível dos centros de saúde como dos hospitais”.
Foram também entrevistados João Casteleiro, presidente do conselho de administração do centro hospital Cova da Beira, que tem unidade na Covilhã e no fundão e João Frederico, director clínico do hospital Amato Lusitano, em Castelo Branco. A fixação dos médicos é uma ideia que agrada às três unidades hospitalares.


A emissão do programa televisivo Portugal em Directo focou o método de ensino avançado de que usufrem os alunos de Medicina da UBI
A emissão do programa televisivo Portugal em Directo focou o método de ensino avançado de que usufrem os alunos de Medicina da UBI


Data de publicação: 2007-01-30 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior