Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O Notícias da Covilhã conta já com 5120 edições

Cronologia do Noticías da Covilhã

> Joana Miranda
> Dina Vaz

1919 – No dia 18 de Maio publicava-se o número 1 do Notícias da Covilhã. O Director era o Cónego Manuel Anaquim.
Sucessor do jornal “A Democracia” que se publicava sob directoria do Dr. António Catalão desde 12 de Janeiro de 1913, viria a desaparecer em 1918 com a prisão do seu Director pelo então célebre Administrador da Covilhã – Ferraz de Barbas.
Era impresso na Tipografia Comércio e Indústria, de Joaquim Mendes Cardona, sita na Rua Comendador Mendes Veiga, n.º 12 e o preço da assinatura anual era de mil réis e semestral de oitocentos réis.

1922 – Com a retirada do Cónego Manuel Anaquim para Lisboa, Mons. José Fino Beja vem neste ano assumir a direcção do jornal. Por subscrição pública, o jornal adquire máquinas próprias dando assim origem à Tipografia Notícias da Covilhã.

1923 – João de Figueiredo e Júlio Carneiro, são neste ano os redactores do NC.

1924 – A redacção do NC é na Rua Vasco da Gama e a tipografia na Travessa de S. Tiago, nºs 6 a 8.

1925 – Sendo ainda Director Mons. José Fino Beja, o NC tem como gerente Álvaro da Cruz Dias. O corpo redactorial era encabeçado por José de Almeida Eusébio, Alexandre do Quental Calheiros Veloso e António Catalão.

1926 – A edição do dia 18 de Julho apresentava-se com dois directores: Arístides Vaz de Barros e José de Almeida Eusébio.

1928 – Na edição de 3 de Setembro saía pela primeira vez o nome José de Almeida Eusébio como Director.

1929 – Lopes Arroz é o nome do proprietário, gerente e editor do NC neste ano.

1930 – Francisco Pereira Espiga era administrador do NC, e Álvaro de Moura o chefe de redacção.

1931 – A partir da edição do dia 1 de Fevereiro Arístides Vaz de Barros assinava como Director sucedendo José de Almeida Eusébio por este ter sido nomeado Ministro da Justiça.

1932 – 28 de Setembro, Álvaro Catalão é o novo Director.

1936 – Neste ano o director assinava com o nome de Dr. Gustavo Ribeiro de Almeida.

1937 – Em 29 de Agosto, o NC dava a seguinte informação aos seus leitores: «por motivos estranhos à nossa vontade, fomos obrigados a suspender sine die, o nosso jornal».

1938 – No dia 9 de Janeiro, o NC reaparecia nas bancas com o artigo «Mais um aniversário».

1940 – Crespo de Carvalho é nomeado Director neste ano.

1941 – Mário Quintela assina como Director a primeira página do NC do dia 20 de Julho.

1942 – Monsenhor Joaquim Pereira Sêco é nomeado Director neste ano.

1944 – Em 9 de Abril deste ano o Padre José de Andrade toma posse como proprietário do NC. Já na edição da véspera de Natal lia-se o nome do Dr. António Gomes de Oliveira como Director e manteve-se neste lugar até Abril de 1954.

1955 – Novamente surge como Director o Monsenhor Joaquim Pereira Sêco na edição do dia 29 de Janeiro.
Na edição de 21 de Maio o Padre José de Andrade surge como Director na primeira página do NC.

1956 – Depois de um breve interregno o NC aparece nas bancas completamente renovado, as edições eram compostas por oito páginas. A partir da edição do dia 5 de Maio, a primeira e últimas páginas surgiam regularmente a duas cores.
Em 18 de Agosto dá-se uma renovação do parque gráfico da tipografia ao adquirirem-se algumas máquinas entre elas uma Intertype. Máquina de composição mecânica ainda hoje património do NC.

1960 – Na edição de 20 de Setembro publicam-se o Estatutos do Centro Cultural e Social da Covilhã.

1961 – Na primeira página do NC do dia 20 de Maio publicava-se o seguinte: Vão começar na próxima segunda–feira, dia 22, as obras da primeira fase do Centro Cultural e Social da Covilhã.

1962 – O NC muda-se definitivamente da Rua Comendador Mendes Veiga, 16 para as suas novas instalações sitas na Rua de Santa Maria, 65. Na edição de 28 de Abril lia-se na primeira página: O Notícias da Covilhã é já composto e impresso nas nossas oficinas do Centro Cultural e Social.
Ainda neste ano, mas em Maio, o NC passou a bissemanário, experiência que não conseguiu atingir os objectivos previstos, voltando pouco tempo depois a semanário, como aliás, sempre foi.

1963 – No dia 29 de Dezembro, por nomeação de D. Policarpo da Costa Vaz, foi investido no lugar de Director do Centro Cultural e Social e Administrador e Director do Notícias da Covilhã, o Rev. Doutor António Mendes Fernandes.
Antes da tomada de posse deste Director, chefiaram a redacção Alberto Furtado da Luz e o pároco de Santa Maria – Padre José Baptista Fernandes. Já sob a sua direcção, exerceram essas funções: Alfredo Nunes Pereira, Silvio Droguete Aguilar, José de Almeida Geraldes e Fernando Brito dos Santos.

1982 – É neste ano que se informatiza a composição mecânica do NC. Adquirem-se computadores Compu Set de composição de texto para dar resposta às exigências do jornal. No dia 25 de Junho sai a primeira edição do NC impressa em Offset abandonando definitivamente o processo tipográfico e passando a contar com 12 páginas por edição.

1987 – Neste ano o NC comemora 75 anos de existência. Recebe um Louvor da Presidência do Concelho de Ministros e da Câmara Municipal a Medalha de Prata do Município. Ao seu Director é atribuída a Medalha de Mérito Municipal.

1988 – Numa tentativa de modernização, neste ano adquire-se um terreno no Parque Industrial da Covilhã, para aí se fazerem as novas instalações do NC. Pela exorbitância do custo do projecto, vê-se obrigado a abandoná-lo.

1990 – Novo Director do Centro Cultural e Social e do Jornal Notícias da Covilhã a partir da edição de 5 de Janeiro, Padre Doutor José de Almeida Geraldes. Impresso com novo e renovado aspecto inclui também um novo logotipo, passando ainda nesta data o NC a contar regularmente com 20 páginas por edição. A partir do dia 19, via este número aumentar para 24.

1991 – Neste ano, em Janeiro, o NC compra o edifício contíguo às suas instalações para poder expandir e albergar o seu parque gráfico.

1992 –Dez anos depois de informatizar a composição mecânica do jornal, adquirem-se através de financiamento novos computadores Apple Macintosh nascendo assim a Fotocomposição. Novamente o NC via o seu número de páginas por edição aumentar. A partir de 18 de Setembro a edição passa a contar com 28 páginas.

1993 – Surge pela primeira vez no dia 5 de Novembro a edição colorida das primeira e última páginas do NC.

1996 – Neste ano o edifício adquirido em 1991, é alvo de avultadas obras, dotando-o de infra-estruturas, capacitando-o a receber novo equipamento, e proporcionando melhorias nas condições de utilização dos mesmos.

1998 – No mês de Fevereiro, adquire-se uma máquina Offset com duas unidades de impressão. Consequentemente, a primeira das páginas desportivas do NC conta a partir da edição de 3 de Abril com fotografias a cores e no dia 17 de Julho juntam-se-lhe as páginas centrais.

1999 – No dia 16 de Janeiro a Rua de Santa Maria passa a designar-se Rua Jornal Notícias da Covilhã. Numa cerimónia onde esteve presente Carlos Pinto, Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, comemorava-se neste dia o 87º Aniversário juntamente com outras individualidades e todos os colaboradores do NC.

2000 – Em Maio deste ano é criado o Centro de Documentação do Notícias da Covilhã. Departamento aberto ao público em geral, onde se podem consultar todas as edições do NC, e as publicações de outros jornais (1), livros e revistas compostas e impressas nas nossas oficinas. Também se encontram expostos materiais e equipamentos antigos que fazem parte da história do NC.

2001 – No dia 23 de Novembro, o NC surge nas bancas com 32 páginas e uma imagem renovada. 11 anos depois, o logotipo do NC é completamente remodelado assim como a apresentação gráfica de todo o jornal.

2002 – Em Outubro deste ano, informatiza-se o Centro de Documentação do NC.

2002 – A partir da edição do dia 22 de Novembro, o NC começa a ser registado em suporte magnético (CD), permitindo assim uma maior facilidade de consulta das edições do jornal.

2003 – Neste ano, comemora-se o 90º aniversário do NC.

2003 – No dia 17 de Maio – as Juntas de Freguesia da Covilhã levaram a efeito no Teatro – Cine, uma festa de homenagem ao NC pelos seus 90 anos

 

[Voltar]

 


O Notícias da Covilhã conta já com 5120 edições
O Notícias da Covilhã conta já com 5120 edições


Data de publicação: 2007-01-30 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior