Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
sortelha

Um Passado Renascido

A aldeia histórica de Sortelha situa-se numa paisagem perfeita, com vista para a Cova da Beira, a Serra de Malcata e a Serra da Estrela. Esta aldeia medieval é a prova viva de que existem lugares imaculados, cheios de história e plenos de vida no interior de Portugal.

> Ana Laranjeiro
> Ana D'Orey

Sortelha parece alheia à passagem do tempo. Aldeia raiana feita de granito, Sortelha cresceu num anel de muralhas guardadas por um castelo do século XII, assente  num conjunto rochoso. Esta povoação histórica recebeu o título de “aldeia-museu” graças a uma atmosfera medieval que conserva na perfeição as casas construídas de granito de um só andar e as calçadas antigas que acompanham a topografia do terreno.

Sortelha é hoje uma das aldeias históricas de Portugal, faz parte da Beira Alta, na zona raiana do concelho do Sabugal.

Em menos de uma hora dá-se a volta à aldeia. Seguindo as ruas de calçada medieval, rapidamente se chega ao centro da aldeia, um pelourinho manuelino do século XVI, rematado pela esfera armilar, diante da porta de arco em ogiva da muralha.

À parte da soberba história de Sortelha e do envolvente chamamento do granito, esta povoação parece abandonada. Na rua encontra-se um ou outro habitante a sair da igreja medieval dedicada a Senhora das Neves. As restantes pessoas são turistas que procuram a aldeia para passear, conhecer e dormir em casas transformadas em unidades turísticas.


sortelha
sortelha


Data de publicação: 2007-01-16 00:00:10
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior