Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

Do papel ao mundo virtual

> Ana Cristina Ferreira
> Igor Costa

Foram 14 horas de formação, inseridas num conjunto de propostas do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas. Isabel Coutinho fá-lo há cerca de cinco anos. "Literatura na Internet – um mundo em que os livros não têm cheiro" vem no seguimento da actividade profissional da formadora. A editora do “Mil Folhas” recebeu a proposta de Francisco José Viegas para, há dez anos, escrever uma crónica chamada “Ciber escritas”, sobre temas relacionados com os livros na Internet: e-books, pesquisa, software e outros. Isto há dez anos, no “Leituras”, depois do curso de Filosofia e de ter ingressado como estagiária na equipa que então geminava o “Público”.
Com a crónica, seguiu-se o convite do IPLB. Hoje, a formação é específica, mas aborda todas as particularidades do tema. Começa pelos motores de busca, newsletters, newsgroups, sites de editoras, livrarias, revistas, suplementos literários, e páginas pessoais dedicadas a autores portugueses. Depois, como encomendar livros na Internet e descarregar livros electrónicos para o computador ou outros suportes de leitura digital. Por último, aborda o hipertexto, referindo alguns textos on-line escritos a várias mãos.
“A acção de formação lançou o desafio para um novo espaço na biblioteca: o circuito do livro”. O Bookcrossing vai ser instalado na sala de adultos “para obrigar o leitor a fazer um circuito pela biblioteca”, vincou o técnico. Pretende-se criar um novo ambiente um pouco mais agradável, em que as pessoas dêem sugestões e, sobretudo, se tornem assíduos.

Voltar à página inicial






Data de publicação: 2006-11-28 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior