Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Isabel Coutinho falou sobre os livros na Internet

“Um mundo em que os livros não têm cheiro"

Um outro olhar sobre a literatura foi o mote para dois dias de formação. Vinte inscritos estiveram na Biblioteca Municipal da Covilhã, nos dias 23 e 24 de Novembro.

> Ana Cristina Ferreira
> Igor Costa

Encontrar um outro mundo dos livros foi a missão atribuída a duas dezenas de formandos, no final da passada semana. Foram 14 horas a falar do livro na Internet. Isabel Coutinho, editora do suplemento cultural “Mil Folhas”, do jornal “Público”, conduziu os trabalhos. A iniciativa foi uma organização conjunta da Câmara Municipal da Covilhã e do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas (IPLB).
Os participantes eram sobretudo professores do concelho da Covilhã. Isabel Coutinho mostrava-se agradada com o “interesse e afluência da parte das pessoas.” Para além de ver o lugar crescente que a literatura ocupa na Internet, o programa incidiu em mais quatro pontos. Motores de busca, páginas pessoais ou institucionais, consulta e descarregamento de e-books foram os temas explorados. A jornalista mostra-se sempre agradada com estes momentos, que lhe vão ocupando as folgas. “É uma forma de conhecer outras pessoas e sítios aos quais não me deslocaria propositadamente,” confessou.
“É importante mesmo ao nível profissional, porque estamos habituados a lidar com livros mas a Internet trouxe novos dados e é preciso estar actualizada,” disse Anabela Quelhas, formanda. Carlos Tavares, técnico da Biblioteca Municipal revelou que também os funcionários puderam beneficiar com a formação. “A partir de agora, a biblioteca poderá prestar outro tipo de serviços” explicou. Para o próximo ano não há actividades marcadas, por limitações financeiras. Ainda assim, e acima de tudo, “há que proporcionar formação aos funcionários para que a biblioteca cresça com qualidade” realça o responsável.


Isabel Coutinho falou sobre os livros na Internet
Isabel Coutinho falou sobre os livros na Internet


Data de publicação: 2006-11-28 00:04:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior