Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O edifício das Engenharias, na UBI, recebe mais um workshop de aeronáutica

Satélites em alta na UBI

O segundo workshop internacional “Spaceflight Dynamics and Control” decorre até amanhã, quarta-feira, 11, no Edifício das Engenharias. Falar sobre satélites e as formas de controlar estes aparelhos é o principal tema das comunicações.

> Eduardo Alves

As cabeças dos investigadores, docentes e alunos que participam neste evento “andam no ar”. Isto porque, o segundo workshop internacional que decorre na UBI fala, sobretudo, em satélites.
O “Spaceflight Dynamics and Control” é organizado pelo segundo ano consecutivo na Covilhã. Esta iniciativa parte do Centro de Ciência e Tecnologias Aeroespaciais da UBI e reúne na cidade neve vários especialistas internacionais que falam sobre esta temática. O controle dinâmico dos satélites vai ser o ponto de partida para a apresentação de estudos, investigações e teorias. Segundo Anna Guerman, docente da UBI, responsável pelo centro de tecnologias aeroespaciais, este evento vem trazer até à Covilhã “alguns dos mais importantes nomes desta área”. Durante três dias, portugueses, russos, italianos, brasileiros e investigadores de outras nacionalidades vão falar sobre “uma área importante da aeronáutica”.
Na edição deste ano, os organizadores pensaram neste workshop de maneira a que “os alunos fossem as pessoas que mais ganhassem com a participação nesta iniciativa”. A docente da UBI refere que durante os três dias “vão ser apresentados trabalhos, investigações e testes laboratoriais” que servem como complemento aos conteúdos da licenciatura. Os equipamentos e as formas empregues nos sistemas de orientação de um satélite são temática fundamental ao longo do evento. Como tal, este ano, a UBI convidou também uma empresa portuguesa a vir apresentar alguns dos seus trabalhos. Durante a tarde de hoje, terça-feira 10, os trabalhos portugueses, nesta área, “vão ganhar um merecido destaque”. Anna Guerman é a primeira a lembrar que em terras nacionais “também se fazem boas investigações”. Muito embora, a opinião pública assim não pense.
Uma das novidades apontadas nesta área prende-se com o futuro do workshop.
Anna Guerman espera agora vir a transformar esta iniciativa “em reuniões científicas periódicas” que sirvam de apoio e base teórica aos alunos de mestrado e doutoramento em Engenharia Aeronáutica. As actividades têm o apoio do Centro de Ciência e Tecnologias Aeroespaciais da UBI que se dedica à investigação e ao desenvolvimento tecnológico no campo da Aeronáutica e Espaço. Um organismo que tem por objectivo “melhorar a segurança e protecção ambiental, enquanto promove o crescimento sócio-económico e a qualidade de vida”, sublinham os responsáveis. Tendo em vista este objectivo, as actividades do centro são multidisciplinares e combinam aspectos tecnológicos, económicos, sociais e culturais. As actividades de investigação do Centro podem ser agrupadas em três principais áreas temáticas e multidisciplinares Capacidade e segurança do sistema de aviação, Satélites e Eficiência de transportes.A primeira área lida com problemas associados ao substancial aumento no tráfego aéreo e as suas implicações na segurança. A área dos Satélites é de grande importância nas telecomunicações e em muitas outras aplicações. A terceira área inclui a investigação e os desenvolvimentos tecnológicos necessários para reduzir o consumo de combustíveis dos motores, as emissões (CO2 e Nox), o ruído, entre outros. Uma área adicional que inclui investigação fundamental em ciências básicas está sempre presente e é também considerada.


O edifício das Engenharias, na UBI, recebe mais um workshop de aeronáutica
O edifício das Engenharias, na UBI, recebe mais um workshop de aeronáutica


Data de publicação: 2006-10-10 00:00:59
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior