Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O workshop

Transporte do futuro na Covilhã

Workshop sobre transportes públicos alternativos para cidades de montanha traz especialistas nacionais e internacionais à Covilhã. Docentes da UBI também participam neste “Connected Cities”

> Cátia Felício

Durante três dias (9, 10 e 11 de Outubro), o workshop “Connected Cities” está na Covilhã com o objectivo de promover a mobilidade sustentável. Além de conferências públicas, este evento intenacional permite à população experimentar veículos eléctricos não poluentes. O evento arrancou ontem e prolonga-se até amanhã, Quarta-feira, na Covilhã.
Jorge Gonçalves e Ana Lídia Virtudes são docentes da Universidade da Beira Interior (UBI) e participam numa das conferências do "Connected Cities". O Instituto Pedro Nunes (IPN), de Coimbra, e a cidade da Covilhã são os dois únicos parceiros portugueses envolvidos neste projecto que engloba 25 parceiros de dez países.
Hoje, a partir das 14h30, há demonstração de veículos eléctricos entre o Jardim Público e a Igreja de São Francisco. Poderão ainda ser experimentados veículos eléctricos sem condutor (Cybercars) que circularão entre a Igreja de S. Francisco e a Praça do Município.
"Connected Cities" é uma rede europeia patrocinada pelo programa comunitário Interreg III - C com o objectivo de melhorar a mobilidade urbana e rural, de forma sustentada.
Frank van der Hoeven, docente na Universidade de Delf (Holanda), é o coordenador do projecto. O especialista está pela primeira vez na Covilhã e explica as alternativas de mobilidade sustentável para esta cidade de montanha. Jorge Gonçalves, da UBI, diz que a participação da universidade neste projecto consiste na apresentação do problema actual. "Vamos traçar cenários desejáveis para o futuro, falar do aumento do uso dos transportes colectivos e das dificuldades da Covilhã. Por exemplo, a nível de topografia, está limitada a Norte e a Sul por duas ribeiras".
Os pequenos veículos eléctricos de transporte individual a testar na Covilhã assumem uma forma inovadora e não poluente. Permitem transportar até quatro pessoas a uma velocidade máxima de 10 quilómetros por hora.
Vítor Marques, diz que, no futuro, terá de haver mudanças no uso dos transportes públicos. O vereador com o pelouro dos Transportes da Câmara Municipal da Covilhã adianta ainda que o workshop é um desafio. “Pretende-se caracterizar a Covilhã em termos de habitantes e de relevo. E mostrar quais os problemas assim como o que fazer para os resolver”.
Para já, está aberto até Novembro o concurso para a próxima concessão dos transportes públicos na Covilhã. De acordo com Vítor Marques, procura-se um operador que ofereça maior qualidade e que tenha em atenção a redução dos níveis de poluição.
Deste evento nascerá o Guia das boas práticas, onde constará as experiências dos vários parceiros combinando a mobilidade sustentável com o desenvolvimento dos transportes colectivos. ”Connected Cities” pretende ainda a sensibilização para formas alternativas ao automóvel particular para circular na cidade. Entre os transportes públicos alternativos para cidades de montanha, os especialistas abordam ainda os carros partilhados (“Car Clubs”) e as bicicletas de uso público movidas a hidrogénio.


O workshop
O workshop "Connected Cities" pretende apresentar novas formas de transportes sustentáveis e não poluentes, como alternativa aos actuais transportes colectivos


Data de publicação: 2006-10-10 00:00:04
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior