Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Os trabalhos de dez alunos vão passar no Sanatório dos Ferroviários

Dez trabalhos em exposição

Uma dezena de alunos vão mostrar as suas criações artísticas. Num desfile com contornos inéditos, a ter lugar no Sanatório dos Ferroviários, estes finalistas de Design Têxtil apresentam trabalhos para todos os gostos.

> Eduardo Alves

Vanessa Moreira baseou o seu trabalho na temática “Butterfly Effect”. No Universo Butterfly Effect, o conceito Génesis of Consequence caracteriza-se como uma dependência sensível das condições iniciais em que toda a consequência tem uma origem, tornando-os interdependentes. A colecção desdobra-se numa sequência de estampados geométricos partindo de um rapport para uma sequência desordenada.
Joselina Ferreira criou as suas roupas a pensar no “Urban Feeling”. Esta é uma colecção que vive de inspirações humildes, mas rica em pormenores. O sentimento é urbano, contrastando materiais nobres e high-tech. A Revolução Industrial e as Ceifeiras surgem como temas principais neste jogo de silhuetas drapeadas e formas assimétricas. 
Ana Magalhães apresenta roupas concebidas segundo “A Trip to a New Look”. Uma nova visão sobre Dior e o New Look. Esta é uma história que fala de contra-estruturas. Desconstrução de peças, de ideias, de formas, de pré-conceitos. A experimentação volumétrica, de formas amplas, cintadas e estruturadas… a transposição de peças… inserem-nos neste mundo algo caótico e irreal, explorando de uma forma exuberante um sportswear chic.
Andreia Rente trabalha o tema “Dirty Pink Dolls”, num ambiente 80’s. Inspiração num conceito que bebe a essência da boneca demarcada em fuga da realidade. A Barbie, ícone de beleza do século XX, é redescoberta através das texturas e silhuetas. Contraste de materiais e cores que jogam com linhas obliquas na busca de uma simetria paralela a um sportswear urbano.
Aléxis Costa apresenta o “Santo Oficio”. Uma viagem no tempo até ao século XVI e à Inquisição Ibérica. Utilização do Punk como mote à realidade do Santo Oficio. Memórias que se transmitem através de sonhos recortados em formas que representam a absolvição ou condenação da alma. Busca constante do sentimento de tortura e prisão. Cordas que prendem o Ser Humano às lembranças do passado, num estilo urbano e contemporâneo.
Ana Brígida Filipe traz “CB-Border”. A procura da identidade cultural é a expressão que dá forma à marca ScrapSoul. O renascer de valores tradicionais e a convocação de elementos do passado transporta-nos para uma colecção casual chic. Estilização dos elementos da cultura popular portuguesa, através de linhas que trazem o grafismo antigo para uma atitude moderna e não convencional.
Sílvia Jerónimo concebe os seus trabalhos segundo “Shakespeare in Love”. O filme realizado por John Madden é o leitmotiv para esta colecção. Romântica e sensual, banhada de uma essência renascentista, plasmada na personagem Viola De Lesseps. Este é um look caracterizado por uma silhueta justa, amplos volumes e franzidos, criando um styling casual wear chic.
Ana Júlia Ramalho, avança com o conceito: “Surre-Geo”. Fusão da arte com a moda. Junção de contrastes e manipulações que procuram o encontro com o Surrealismo de Miró. Formas geométricas que se transportam para um universo leve de criança, procurando caminhos reais e simultaneamente fantasiosos para um estilo prático e divertido.
Carla Nascimento baseia-se no “Refúgio Espiritual”. Acto etéreo de refugio à realidade. Caminhos cruzados entre o brilho e a magia de ambientes circundados por velas. Jogos de manipulações que tocam materiais ricos em personalidade e glamour. Simbolismo que se arrasta na combinação de cores e contrastes para vestuário nightwear.
Por fim Tânia Barreira mostra “Omã Tales”. A inspiração veio do Médio Oriente, do Sultanato de Omã, dos trajes tradicionais femininos. Pretende-se transmitir o artesanal, rústico, visível na escolha dos tecidos e no uso de patchwork combinado com a delicadeza e o colorido exótico. No mundo actual em que tudo é tão escuro trazer um pouco de cor e fantasia.

Artigos relacionados:

Sanatório recebe desfile de moda


Os trabalhos de dez alunos vão passar no Sanatório dos Ferroviários
Os trabalhos de dez alunos vão passar no Sanatório dos Ferroviários


Data de publicação: 2006-06-22 11:32:10
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior