No dia 15 de Dezembro, a Associação Sindical dos funcionários de Investigação Criminal da Polícia Judiciária apresentou nas instalações da Universidade da Beira Interior o número 2 da publicação “Investigação Criminal ”.
Depois do primeiro livro, com uma abordagem mais genérica dos temas “trágico de órgão ou seres humanos”, este número expõem “Crimes de natureza sexual”. Ana Paula Duarte, vice-reitora da UBI aprova este tipo de apresentação na UBI visto que a instituição tem realizado pesquisas nesse âmbito, e que são “espaços de descoberta” para os alunos da Universidade, em especial os alunos de Psicologia.
“Descentralizar e divulgar” o projecto foram as razões que a João Ventura, investigador chefe da Polícia Judiciária, apontou para a apresentação da publicação nesta instituição. Com 2 mil exemplares na primeira publicação e com 1500 nesta segunda, o investigador promete uma nova publicação para o ano de 2012: a corrupção será o tema a abordar.
Para Manuel Loureiro, representante da ordem dos psicólogos, o projecto vem preencher um vazio no panorama nacional na área da investigação. Opinião que Agostinho Torres, Juiz desembargador, retomou no seu discurso de analogias e comparações entre a justiça e a sociedade, considerando necessário “saltar do paradigma da investigação”, tendo com objectivo escrever sobre a verdade dos factos.
A apresentação da publicação ficou marcada também pelo simpósio sobre “crimes de natureza sexual ”, tema que é ponto central da nova publicação “Investigação criminal”.