Pelo 14º ano consecutivo, o Clube Escape Livre promove a Gala SPAL. É já no dia 20 de janeiro que este organismo dá início a mais um ano de atividades.
O evento, que irá decorrer no Hotel Vanguarda, na cidade mais alta de Portugal, vai homenagear cerca de três dezenas de pilotos da região que se destacaram nas provas de 2011, em sete diferentes modalidades.
Numa noite “de festa e amizade”, segundo a organização, vão estar uma centena de convidados. Esta gala constitui um encontro “que pretende ser uma homenagem pública e o agradecimento que o clube da Guarda e as suas entidades mais representativas prestam aos pilotos que, nas suas provas, se tornam embaixadores e representantes da sua terra”.
João Oliveira Lopes, da organização, salienta que “é com grande dificuldade que o Escape Livre enfrenta o desafio de manter, em 2012, a realização da gala de homenagem aos pilotos. No entanto, continua a entender que é importante este tipo de registos e que a Guarda não deve perder uma iniciativa precursora e inédita, mesmo com a ausência de praticamente todas as entidades oficiais. Apenas o esforço correspondido dos empresários e comerciantes tornam viável a 14ª Gala SPAL. Pelo menos este ano.”
Como já é habitual, além da homenagem geral aos pilotos, haverá ainda lugar a três distinções especiais: o Troféu Piloto do Ano – que resulta da votação entre todos os presentes - e duas escolhas da direção do clube: o Troféu Prestígio e o Troféu Manuel Gião, destinados a premiar entidades ou individualidades que através da sua ação tenham dado um contributo importante e fundamental para as atividades do Clube e para a promoção da região da Guarda. Estes troféus apenas são divulgados na noite da gala.