“Vocês são tão piu piu” foi a expressão que o humorista de Proença-a-Nova, Nilton, usou para abrir espetáculo de stand-up comedy, no passado dia 6 de novembro, no Teatro Municipal da Covilhã. O “self-made man” mostrou-se bastante satisfeito no final da noite, confessando até que saía da Covilhã "com um sorriso grande”. A sala do teatro municipal esteve bem composta, maioritariamente por estudantes.
Dedicado e disciplinado, Nilton nunca sobe a palco sem antes conhecer bem o texto e as deixas que vai apresentar. “Vejo-me como um chato que só pensa em trabalho”, diz. Esta apresentação foi bom exemplo dessa autodisciplina: recorrendo a um humor inteligente, começou a sua exibição com piadas exclusivamente dirigidas aos estudantes. Entretanto, e ao longo de todo o espetáculo, manteve uma constante interação com o público. Nilton aproveitou para mostrar à plateia o carácter menos pedagógico de algumas canções infantis como, por exemplo, a canção do desenho animado Noddy.
Perto do fim, não podia faltar uma das fontes de inspiração escrita e para fazer anedotas ao qual o comediante chama o tuga: “o tuga somos todos nós”. Descreve este ser como “aquele feijão que temos na cabeça”, que nos leva ao singular “desenrascanço” típico de um português. Nilton partilhou com a plateia situações caricatas em que o tuga que vive em cada lusitano vem ao de cima. É daqui, do tuga, que também surge inspiração para as personagem e rúbricas de Nilton, como as que podem ser vistas no programa “5 para a meia noite”.
Nilton gostou particularmente de atuar na Covilhã e confessa que nada lhe dá mais prazer do que saber que as pessoas saem de casa para assistir ao seu espetáculo: ”não há nada que pague isto”, garante o humorista.
À saída do teatro municipal, o público estava bem disposto depois de gargalhadas constantes. Vitor Aleixo, estudante universitário, gostou do espetáculo: “deu para descontrair um bocadinho e esquecer os problemas que atravessamos”, admitiu. Este espetáculo foi promovido pela jovem empresa Rosa d’Eventos, que tem organizado eventos culturais pela Beira Interior e Alentejo.