É cada vez mais difuso o futuro da Europa e o projeto de unificação do “Velho Continente”. Nesse sentido, um dos maiores desafios lançados pela Direção Geral dos Assuntos Europeus, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros, passa pela discussão do plano “A nova estratégia Europa 2020”.
A academia recebe hoje, a partir das 16.30 horas, um debate intitulado “Todos somos Europa”. Este evento, coordenado pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) e pela I.Zone, organismo responsável pela organização do mesmo, “pretende envolver todos os cidadãos, de todas as idades, na discussão e na procura de soluções para a nossa Europa de 2020”, explica Pedro Carriço, um dos membros da I.Zone. Nesse sentido, o debate vai contemplar a intervenção de três oradores. João Carlos Leitão, administrador da UBI e dos SASUBI, Espírito Santo da Silva, professor do Ensino Secundário e Superior e Maria José Silva, docente do Departamento de Gestão e Economia vão tecer algumas considerações sobre “A nova Estratégia Europa 2020 para o crescimento e emprego”, “A União Europeia dos Cidadãos” e “O Desafio da Recuperação Económica e Financeira”.
Para os responsáveis por este evento, o principal objetivo passa por “comunicar o projeto europeu aos cidadãos envolvendo os próprios cidadãos, através de um conjunto de ações com o intuito de informar e sensibilizar a população portuguesa para a relevância das temáticas propostas e mobilizar adultos, jovens e crianças a participar ativamente na construção da Europa de amanhã”. O debate que decorre na academia e conta com a presença dos membros do ensino superior vai também ser presenciado por alunos de algumas escolas secundárias da região.
Segundo Pedro Carriço, as ações a desenvolver, para além deste tipo de debate, terão carácter informativo, de sensibilização e formativo, “sendo indutoras de descoberta dos valores do passado, do impacto presente e estratégicas de futuro da UE, quer a nível interno, quer a nível da posição da UE no mundo”. Nas escolas da região terá lugar um concurso de banda desenhada, mas também um prémio cartoon.
As conclusões que vão sendo retiradas das diversas iniciativas dão lugar a conteúdos disponibilizados através de uma página oficial do projeto, mas também das redes sociais e newsletters. Mostrar as potencialidades do espaço europeu, mas também, descobrir algumas opções de crescimento e evolução deste mesmo território são objetivos almejados pela organização.