O infantário “Bolinha de Neve” foi o local escolhido para a realização do workshop “Educar sem Violência”, que consistiu na apresentação dos factores mais importantes para um bom desenvolvimento mental e cognitivo das crianças. A abordagem do tema ficou a cargo de Filipa Pereira, que na sua apresentação “Histórias de encantar ou de Inquietude” falou sobre o necessário para que ocorra um crescimento saudável das crianças.
No início da conferência da passada quarta-feira, Filipa Pereira, citando João dos Santos, disse que “ O segredo do Homem é a própria infância”. Acrescentou ainda que a infância é elemento muito importante no desenvolvimento e construção da personalidade da pessoa. A criança que vai nascer, necessita de uma boa coesão de esforços por parte dos pais e condições básicas para um bom conforto infantil salienta Filipa Pereira. É preciso, segundo a oradora, planear bem o nascimento de uma criança para que o bebé se desenvolva de forma saudável.
Filipa Pereira evidenciou a importância dos pais no crescimento da criança, salientando que ambos devem aliar esforços para satisfazer as necessidades do bebé. Por isso foi importante falar também de outros factores como o risco biológico, o psicossocial e o sociocultural. Segundo Filipa Pereira, as boas condições de higiene, uma boa nutrição, estimulações do desenvolvimento harmonioso cognitivo e afetivo e a estabilidade social são fatores de equilíbrio que evitam a vulnerabilidade infantil a certos problemas.
Outro dos assuntos abordados foi a depressão infantil e os sintomas que as crianças podem apresentar. Perda de apetite, insónias e dificuldades na aprendizagem foram alguns dos exemplos dados pela oradora. “ É fundamental que as pessoas estejam atentas a estes sinais, que muitas vezes as crianças revelam, mas que à primeira vista as pessoas podem não compreender” diz Filipa Pereira.
A parte final do workshop ficou marcada pelas respostas de Filipa Pereira às perguntas que lhe iam sendo propostas pelos pais, e pelo debate e partilha de experiências entre os presentes. Esta foi mais uma das iniciativas da cooperativa de consultoria e intervenção social Coolabora, que se destaca pela actuação no campo social, tentando colmatar e chamar a atenção das pessoas para problemas inerentes à sociedade.