Apesar do frio que se fazia sentir, e de ser feriado, os covilhanenses fizeram questão de se deslocar ao Auditório da Faculdade de Medicina da Universidade da Beira interior e completar todos os lugares para assistir ao concerto de violinos, cordas e guitarras apresentado pelo Conservatório de Música da Covilhã.
O concerto iniciou-se pelas 16 horas, com a subida de guitarras clássicas a palco, apresentando temas bem conhecidos do público como “Hit the road Jack” de Ray Charles e “I feel Good”, de James Good, as guitarras foram seguidas pelos violinos, e começaram a soar pelo auditório as músicas de Natal.
Segundo o Director do Conservatório, Barata Gomes, “este concerto foi mas uma actividade da escola, mas está também inserido nas comemorações dos 50 anos do Conservatório da Covilhã”. O concerto foi dirigido principalmente aos mais pequeninos, que pela primeira vez subiram ao palco, para mostrar aos seus familiares e amigos todo o trabalho desenvolvido ao longo do período lectivo.
Este concerto foi realizado no Auditório da Faculdade de Medicina da UBI, que apresenta excelentes condições para este tipo de actividades. Tiago Sequeira, pró-reitor da UBI, afirma que “a universidade tem de estar aberta à comunidade e às várias instituições da região, e este tem sido o nosso apanágio: fazer protocolos e colaborar com as mais diversas instituições, uma vez que a troca com o meio é sempre muito importante”.
Este foi o primeiro de quatro concertos que pretendem não só festejar esta época Natalícia, mas também os 50 anos do Conservatório. Os próximos espectáculos realizam-se na Igreja do Sagrado Coração de Jesus (Igreja de S. Tiago) no dia 16 de Dezembro, pelas 21h30m. Este concerto estará a cargo da Orquestra de Sopros Júnior, da Orquestra Sinfónica e dos Coros do Conservatório Regional de Música da Covilhã, tendo uma parceria com a EPABI.
Já no sábado, pelas 21h30m, no Teatro Municipal, vai realizar-se um bailado que juntará cerca de 160 crianças em palco, com a peça de Tchaikovsky “O Quebra–Nozes”. Para encerrar as actividades de Natal e as comemorações dos 50 anos do Conservatório, também no Teatro Municipal os alunos de primeiro ciclo e pré-primaria vão apresentar a peça “Um sonho de Natal”