O desfecho da 4ª edição do concurso winUBI está agendado para o próximo dia 19, pelas 10.30h, no anfiteatro 8.1 da Faculdade de Engenharias, com uma sessão final que contará com a entrega de três prémios (1º e 2º lugares e Prémio Empreendedorismo Feminino) aos vencedores.
Com esta winter edition de 2011, a UBI visou, uma vez mais, estimular a criatividade e o empreendedorismo pela aposta em ideias de negócio originais e inovadoras. “O empreendedorismo e a exploração das possibilidades de negócio na cidade da Covilhã têm motivado a criação de alicerces sólidos para o estímulo desta actividade, sendo a Universidade da Beira Interior (UBI) uma estrutura vital no sustento desta dinâmica”, explicou Dina Pereira, do Gabinete de Apoio a Projectos e Promoção da Investigação (GAPPI).
O projecto winUBI nasce em 2009, dinamizado pelo Instituto Coordenador da Investigação (ICI), criado pela equipa reitoral em vigência. A missão deste organismo assenta “na promoção da investigação de excelência e, consequentemente, no apoio do desenvolvimento técnico e do empreendedorismo de forma articulada, visando a criação de negócios de alto valor tecnológico”. A actividade desta Unidade Orgânica traduz-se, na prática, “numa estratégia de scouting, ou seja, numa procura e gestão do trabalho científico desenvolvido na universidade, tendo como objectivo último a protecção de novas ideias e dos seus criadores, bem como a sua possível comercialização”.
O prazo para apresentação de candidaturas para esta winter edition de 2011 terminou a 30 de Novembro. Nesta edição concorrem onze candidaturas, e as áreas de eleição prendem-se com os sistemas de informação, engenharias electromecânicas e, recentemente, as ciências médicas. Entre os pontos cruciais para “um projecto pertinente e aliciante” contam-se “a apresentação de serviços/produtos originais ou com aplicações renovadas e potencial de crescimento, tal como a criatividade e viabilidade comercial da proposta para fundação de uma nova empresa”.
Dina Pereira, uma das principais responsáveis pelo concurso e membro do júri desde a 1ª edição, salienta a importância do trabalho desenvolvido pelo ICI. Encarregada da área da propriedade intelectual no Gabinete de Apoio a Projectos e Promoção da Investigação (GAPPI) destaca, a título de exemplo, a criação neste ano do Regulamento de Apoio à Criação de Empresas Spin-off. Concretamente, o documento veio legitimar os aspectos formais da criação de negócios na UBI, constituindo um novo instrumento de protecção dos investigadores, nomeadamente quanto aos seus direitos sobre os projectos, ou mesmo no registo de patentes.
“A inovação e o desenvolvimento de ideias geradoras de riqueza que celebrem os recursos materiais e intelectuais disponibilizados ou transmitidos pelo sistema universitário são, então, um novo caminho que a equipa reitoral se propõe explorar”. Segundo Dina Pereira, o objectivo é “abrir as portas a alunos, ex-alunos, investigadores e docentes que queiram criar o seu negócio”. No entanto, as respostas do ICI “começam bem antes deste estádio de desenvolvimento e estendem-se a qualquer proposta que seja apresentada por equipas com algum elo de ligação à UBI, ainda que externamente ao concurso de ideias”. O organismo cumpre um papel de mediador, coadjuvando os projectos no que se refere à protecção das ideias (como patentes e direitos de autor), facultando aconselhamento no processo de formalização jurídica e disponibilizando consultoria relativamente a apoios financeiros e candidaturas a programas nacionais e europeus para obtenção de bolsas.
Para Dina Pereira, o verdadeiro propósito e, simultaneamente, o principal provento prende-se com a energia criada na instituição. “A UBI, essencialmente, ganha vida. Por outro lado, é incontestável que ganha publicidade. Neste momento, a Universidade está apostada em promover um serviço semelhante ao conceito de ‘pós-venda’. Para além de licenciaturas, mestrados e doutoramentos propomo-nos fornecer também o acompanhamento posterior à comunidade académica”.
A porta-voz do concurso sublinha, deste modo, a importância da prestação de um serviço de qualidade e confiança aos empreendedores que promova a proximidade entre as diferentes áreas que contribuem para a concretização das ideias de negócio. Um dos objectivos e índices de sucesso será “manter a porta aberta para recebermos estas pessoas, que têm ideias excelentes, mas fazer, principalmente, com que abram as suas próprias portas, pondo-os em contacto com o mundo”.