O evento ‘Voluntariado é Viver!’ recebeu várias associações de voluntariado da Cova de Beira.
O Banco Alimentar contra a fome da Cova da Beira procura evitar o desperdício de alimentos fazendo-os chegar às pessoas que têm fome.
A Cruz Vermelha Portuguesa – Núcleo da Covilhã, trabalha em atividades de emergência com seniores e dependentes, formação, prevenção à violências, entre outros.
A Coolabora CRL é uma cooperativa de consultoria e intervenção social que tem por missão contribuir para a inovação social no desenvolvimento das pessoas, das organizações e do território.
O Centro de Alcoólicos Recuperados da Cova da Beira ambiciona promover a prevenção do alcoolismo, dinamizar e sensibilizar para o tratamento e também amparar os alcoólico e as suas famílias.
A Associação de Desenvolvimento local da Beira Serra tem como finalidade o desenvolvimento da região da Cova da Beira.
A Sociedade de S. Vicente de Paulo presta apoio e serviço aos pobres e marginalizados.
Os Bombeiros Voluntários da Covilhã prestam serviço para combate e extinção de incêndios, resgatar pessoas em situação de perigo, salvaguardar bens materiais e fornecer assistência nos desastres naturais e nos causados pelo homem.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro – Movimento Vencer e Viver da Covilhã promove a prevenção primária e secundária do cancro, o apoio social e a humanização da assistência ao doente oncológico e a formação e investigação em oncologia, o Núcleo de esclerose múltipla tem como missão ajudar as pessoas que sofrem desta doença.
O Voluntariado da Liga dos Amigos do Centro Hospitalar Cova da Beira tem como objetivo colaborar com os serviços e com os profissionais de saúde na ajuda aos doentes, participar como órgão consultivo, na definição das grandes orientações da política de saúde no Centro Hospitalar, promover e apoiar iniciativas de carácter cultural e social que visem a criação de um melhor acolhimento dos doentes e seus familiares.
O Núcleo de Estudantes de Medicina na UBI (Medubi) que reúne as informações relativas as actividades de voluntariado nas quais os estudantes podem participar.
A Academia Sénior pretende ocupar os tempos livres e de lazer dos reformados da Beira Interior, o Espaço das Idades que promove áreas de ocupação e atividades, áreas de saúde e similares e também áreas sociais.
Todas estas associações quiseram dar a conhecer todo o seu trabalho e assim incentivarem mais pessoas a juntarem-se ao voluntariado. O Grupo Humanitário Dadores de Sangue da Covilhã foi outra das associações presentes que fez neste evento uma recolha de sangue e de amostras para potenciais dadores de medula óssea.