O Moncé Cli V6 voltou a triunfar nesta que foi a 14ª edição da prova realizada pelo ACP, entre os dias 24 e 27 de novembro. O carro foi tripulado pela equipa dos portugueses Mário Andrade, Carlos Sousa, Francisco Pita e pelo francês Cédric Duplé. A equipa luso-francesa cumpriu, durante as 24 horas de prova, um total de 110 voltas ao traçado com cerca de 16 Km, vencendo também assim a Categoria Promoção E.
Este resultado marca a primeira vitória de Carlos Sousa na prova. A melhor classificação do piloto tinha sido o 2º lugar obtido em 2002, quando partilhava o volante da Mitsubishi Strakar com Miguel Barbosa, Stéphane Peterhansel e Miki Biasion.
Uma prova marcada pelo ambiente festivo e a presença de pilotos e ex-pilotos de outras modalidades, como é o caso de Paulo Marques, ex-piloto e Campeão Nacional de Enduro, que participou mais uma vez nas 24 Horas TT Fronteira, numa Nissan Navarra, prova que acabou por não concluir. Paulo Marques explica que o motivo pelo qual vem a estas 24 Horas “é o ambiente, é o todo-o-terreno que realmente chama os pilotos e aquilo que se vive em Fronteira é único, é uma prova de resistência, é uma prova onde as capacidades dos pilotos e das máquinas é posta em prova e não há dúvida que este ambiente é fantástico. Eu fiz já várias edições das 24 horas e o resultado normalmente é o que menos importa.”
Num evento de resistência em que veículos e pilotos estão 24 horas ininterruptamente em prova, é possível encontrar-se carros dos mais variados modelos e idades, como é o caso do Citroen AX, tripulado por Bruno Coutinho/Luís Coutinho/João Lino/Manuel Barreto que terminou no 45º posto. O carro foi o vencedor da Categoria Promoção B e Bruno Coutinho refere que “é a terceira vez que vimos cá com o mesmo carro e agradecemos aos Patrocinadores”.Quanto à prova, adianta “que devia haver mais vezes e devia ser mais acessível. Não interessa só haver, se calhar, ao público, um Pedro Lamy ou um Miguel Barbosa mas interessa também ver estes carros antigos e que conseguem fazer uma prestação e andarem aqui e entusiasmarem as pessoas, por isso, esta nossa escolha.”
A opinião é corroborada pelo piloto do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, Rui Sousa, habitual participante na prova que concluiu este ano no 23º lugar: “Todas as corridas têm o seu espaço, esta tem-se afirmado como uma prova que encerra o campeonato e que acaba por ser uma festa. A resistência e a fiabilidade que os carros têm que ter aqui que é notória, é importante, há muito factor em jogo, a prova por ser tão extensa, obriga a que haja aqui alguma contenção por parte dos pilotos para que não possam exceder-se e entusiasmar-se e partir alguns órgãos mecânicos.”
Nas 24 Horas de TT, última prova de todo-o-terreno do ano, em termos nacionais, ficou ainda conhecido o vencedor do Desafio-Elf Mazda. João Rato que tinha vencido todas as provas do ano com a sua Mazda BT-50, confirmou o título ao terminar estas 24 Horas na 18ª posição da geral, sendo segundo no Desafio-Elf Mazda. O piloto participou em Fronteira juntamente com Paulo Pinto, Pedro Marcelo e Ricardo Porém. A vitória no Desafio-Elf Mazda, em Fronteira, ficou a cargo de Rui Lopes/Hélder Oliveira/João Pais/Durval Costa, que levaram a Mazda-BT 50 ao décimo posto final.
Em termos de classificação geral, a segunda posição, e o melhor T2, foi alcançada por uma equipa totalmente portuguesa. Os pilotos: José Amado; Américo Santos; Igor Marques; levaram a sua Nissan Navarra de categoria T2 à segunda posição final, com um total de 108 voltas percorridas, ficando a duas voltas do vencedor. No terceiro posto, e também a duas voltas, ficou o Renault Megane Proto de António Manfrinato, Michele Manfrinato e Giovanni Manfrinato.
Ao alcançar a sexta posição pelas mãos de Filipe Correia/Thierry Charbonnier/Amaud Dubriasay/Yves Fromont, o QT Wildcat foi o melhor T1. Com a 17ª posição, o triunfo na Categoria Promoção C foi obtido pelo UMM Protummble de Paulo Lima, Pedro Silva, Paulo Monteiro e António Barbosa. Num Suzuki Jimny, José Santos/Pedro Ferreira/ José Janela alcançaram, através do 25º posto, o primeiro lugar da Promoção A.
A 14ª edição das 24 Horas TT Vila de Fronteira contou com 100 carros à partida. Contudo, a dureza e extensão da prova levaram a que, no final, apenas 53 veículos cruzassem a linha da meta.