Hugo Pousinho tem vindo a colecionar um assinalável número de prémios científicos. A trabalhar na área das energias renováveis, o jovem estudante da academia beirã conseguiu já uma menção honrosa para a sua tese de mestrado, atribuída pela Rede Elétrica Nacional (REN), e também um “Best Paper”, numa conferência internacional sobre esta temática.
Um dos maiores reconhecimentos pelo trabalho desenvolvido até agora surgiu na passada semana com a atribuição do primeiro lugar, em termos nacionais, ao estágio de acesso à Ordem dos Engenheiros. O Colégio de Eletrotécnica decidiu-se pelo trabalho desenvolvido por Hugo Pousinho e distinguiu-o por diversos pontos. No passado sábado, aquando das comemorações do Dia Nacional do Engenheiro, em Coimbra, Hugo Pousinho, foi um dos galardoados pela Ordem. Este prémio corresponde ao melhor estágio a nível nacional do Colégio de Engenharia Eletrotécnica, com o título “Nova metodologia híbrida na previsão da potência eólica a curto prazo”, tendo sido patrono, Carlos Cabrita, docente da UBI.
Atualmente a desenvolver uma tese de doutoramento na academia beirã, orientada por João Catalão, Hugo Pousinho explica que “este estágio decorreu já na preparação desta mesma tese e consiste basicamente no desenvolvimento de uma nova ferramenta computacional aplicada à previsão da potência da eólica a curto prazo, útil para a optimização de sistemas de energia eólica, recorrendo a técnicas baseadas na inteligência computacional que permitem simular o comportamento do sistema por forma a obter perfis adequados que rentabilizem a atuação de um produtor no mercado de eletricidade”.
Com a inscrição na Ordem dos Engenheiros, um dos requisitos solicitados é a elaboração de um plano de estágios para passar a membro efetivo. Este tipo de trabalho pode ser feito no âmbito de uma empresa, ou de um trabalho académico. No caso do aluno da UBI, foi desenvolvido no seio da academia e levou-o a conseguir o melhor trabalho a nível nacional.
Para Carlos Cabrita, patrono deste estágio, “isto começa por ser um triunfo pessoal do Hugo Pousinho, do orientador da tese, do patrono, mas também de toda a academia ubiana e em particular no grupo de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores”, sublinha.