O painel que encerrava dois dias de conferências começou com atraso. No espaço dedicado à temática de moda é de destacar a aposta nas comunicações sobre vestuário inteligente, no sentido estético e na análise da recetividade do mercado português a este produto.
Rui Miguel, mestre em Design de Moda, apresentou uma comunicação subordinada ao tema “Valor percebido pelo consumidor e atributos para projetar o visual merchandising de marcas de moda para e-commerce”, cujos resultados observaram que o comércio online em Portugal é pioneiro, apesar de já existirem bastantes espaços de venda virtual em todo o mundo. Rui Miguel afirma que tal acontece devido ao gosto do consumidor em tocar texturas e provar a peça de vestuário que pretende adquirir. Neste painel marcou presença Giovanni Conti, do Politécnico de Milão, que falou sobre “Moda, ambiente e projeto”. No painel moderado por Rui Miguel e Rita Salvado, Ana Luiza Olivete, da UBI apresentou uma comunicação intitulada de “Desfile de Moda, Espetáculo de Arte e Design; “Tailoring a future in which clothes grows from bacteria”, foi o trabalho da autoria de Marta Andreia Varela Ferraz e Isabel Gouveia, também da UBI. Neste mesmo painel, houve ainda tempo para a apresentação do trabalho sobre “Vestuário inteligente e tecnológico em Portugal: Análise das Necessidades do Mercado Português, assinado por Gianni Montagna e Cristina Carvalho, da Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa e Hélder Carvalho, da Escola de Engenharia da Universidade do Minho; “Vale do Ave – Tecer Outras Coisas”, de Andreana Buest, da Escola Artística e Profissional Árvore; “O «CorporativeWear» como proposta de Valorização dos Resíduos Têxteis enquanto agente de ReDesign de uma marca de vestuário Street-Wear”, de Carla Morais e Cristina Carvalho, da Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa e Cristina Broega, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Minho.
“A Indústria Criativa da Moda e o Design Português”, de Alexandra Cabral, designer e investigadora de moda, foi outro dos trabalhos apresentados; tal como “Cultura de moda, Identidades e envelhecimentos do corpo revestido”, de Geni Santos, da Universidade de Aveiro; “Vestuário inteligente como uma extensão estética e funcional do corpo”, de Isabel Trindade, Madalena Pereira, José Lucas, Manuel Santos Silva e Rui Miguel, da UBI. “Valor percebido pelo consumidor e atributos para projetar o visual merchandising de marcas de Moda para E-commerce”, de Paulo Martins, Madalena Pereira, Susana Azevedo e Rui Miguel, da UBI e “Criatividade e Sustentabilidade no Ensino Superior. Novos Modelos de Ensino/Aprendizagem em Design de Moda no Ensino Superior”, de Elsa Lima, da Universidade da Beira Interior, encerraram este painel.
Apesar do cansaço, no final do evento a organização estava visivelmente satisfeita. Este ciclo de conferências teve uma preparação de cerca de seis meses, desde a recolha de papers, à consolidação de um conjunto de investigadores de reputação sólida, passando pela aprovação de todas as comunicações inscritas até às apresentações finais. Francisco Paiva, diretor de curso de Design Multimédia na UBI e um dos diretores executivos do projeto, referiu que houve a necessidade de se criar uma Comissão Científica com uma constituição bastante diversificada, contando com “pessoas de vários países e de praticamente, todas as escolas do país”. A participação de pessoas de áreas alheias ao design, levou à divisão das comunicações em quatro painéis temáticos: Comunicação, Teoria, Produto e Moda.