A Comissão Concelhia da Covilhã do PCP inaugura no dia 6 de Dezembro pelas 18 horas, no Centro de Trabalho do PCP a exposição internacional de cartoon. Uma mostra de trabalhos intitulada “Exploração e Direitos dos Trabalhadores, olhar crítico a traço de humor”.
A Exposição estará patente ao público entre 6 e 16 de Dezembro, em paralelo com a feira do livro que assim regressa àquele espaço. Neste conjunto de eventos de cariz cultural junta-se um programa de apresentações, debates, música, teatro e cinema. Para além da presença de várias editoras haverá uma venda de livros manuseados e de discos de vinil.
A exposição “é o resultado do desafio que o PCP e a Humorgrafe colocaram a mais de 110 cartoonistas e caricaturistas de diversos países, para que a partir da sua própria reflexão filosófico-humorística, pudessem traçar o seu olhar critico com humor”, sublinham os promotores, em comunicado enviado à Imprensa. A mesma nota avança que “esta exposição e as iniciativas que o PCP propõe durante estes dias, pretende questionar e fazer olhar para as questões do mundo actual, as contradições que emergem do sistema capitalista, a luta pela dignidade do trabalho, a exploração de milhões de seres humanos e os lucros escandalosos dos grandes grupos económicos, o aumento do desemprego e o rasto de destruição social, a luta dos trabalhadores como factor de ruptura e mudança da vida dos povos, entre outros tantos temas”.
A exposição será inaugurada por Osvaldo Macedo de Sousa, investigador do cartoon nacional e internacional e curador de 300 exposições e autor de vários estudos e biografias de humoristas gráficos, editou em 2010 “As Caricaturas da Primeira República”. Do programa destaca-se, dia 7 às 21 horas, música ao vivo com João Pedro Delgado e Carlos Canhoto, dia 9 às 21 horas, debate com Ruben de Carvalho, membro do Comité Central do PCP e dia 11, às15 horas, uma tarde infantil.