O orador convidado Jorge dos Reis, da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, apresentou o seu estudo ‘Sebastião Rodrigues na Beira Interior cosmopolita e Victor Palla na grande metrópole provinciana (dois percursos gráficos complementares e contraditórios)’. O orador falou dos pontos de vista do designer Sebastião Rodrigues, dizendo que “a Covilhã é mais cosmopolita que algumas cidades do litoral”. Sebastião Rodrigues sendo um homem rural, popular e do folclore, distingue-se do designer Victor Palla uma vez que este é um homem urbano, é um homem dos bairros finos de Lisboa.
O primeiro painel da conferência, Comunicação, iniciou-se pelas 14:30h, estando presentes os oradores Nuno Duarte Martins, do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), que apresentou uma comunicação conjunta intitulada "Os media participativos e a importância do cidadão e da instituição enquanto marcas mobilizadoras na área da Oncologia". Cláudio Ferreira (IPCA/UBI) falou sobre Rotinas produtivas em Design da Informação, Pedro Amado, da Universidade de Aveiro, abordou as Comunidades criativas online e Paulo Baudouin abordou a "Transmediação e Design prático da comunicação". Daniel Brandão, da Universidade do Porto, apresentou uma comunicação conjunta sobre design de ações culturais participativas e Leonel Brites, da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, apresentou uma comunicação intitulada "design in the making: um olhar interpretativo da prática em design de comunicação". Ana Silva, do IPCA, falou sobre o livro impresso e sobre livro electrónico. Sandra Antunes, da Universidade de Aveiro, explicou o nível museológico dos arquivos na web. Marta Madureira, do IPCA, falou sobre o seu estudo ‘Ilustração, breve reflexão sobre uma possível definição’ e, por fim, Álvaro Sousa, da Universidade de Aveiro falou do impacto comunicativo da marca.
“Temos que aproveitar as oportunidades que nos oferecem” explicou João Barata, aluno de Mestrado em Design de Moda na UBI, que apesar de não ser a sua área de conhecimentos achou este painel bastante produtivo. Esteve ainda em exposição um projeto de alunos em Mestrado de Design de Moda chamado “Le(a)d us up” que consiste em pegar numa brincadeira de crianças tradicional e transportá-la para o campo tecnológico. Neste caso, os alunos pegaram no ‘jogo das cadeiras’ e juntaram leds.