A terceira edição do jantar “Sabor Solidário” juntou cerca de uma centena de pessoas. Este evento que tem como objetivo recolher fundos para diversas instituições sociais, serviu este ano para apoiar a APPACDM da Covilhã.
Na sua terceira edição, o jantar solidário conseguiu angariar um total de 2305 euros, entre os participantes. A verba foi obtida através da doação de 20 euros por cada pessoa presente no evento, e pelo leilão de algumas obras produzidas por alunos da instituição de solidariedade social covilhanense. Esta iniciativa decorreu sob o lema “Participe na construção da nova casa da APPACDM da Covilhã”, e a verba agora conseguida irá ser canalizada para a edificação da nova sede. Dos 2305 euros angariados, 1805 foram conseguidos através das inscrições, 500 de donativos – 250 da Junta de Freguesia de São Martinho e outros 250 da Junta de Freguesia do Teixoso.
O presidente da APPACDM da Covilhã, António Marques, mostrou-se satisfeito com a verba conseguida através da iniciativa. “As pessoas foram solidárias e o facto de aqui se deslocarem para jantar, em prol desta causa, já é muito importante”. Para António Marques, “é evidente que algum encaixe financeiro é sempre bom quando se inicia uma aventura que é muito cara”. A construção das novas instalações da APPACDM está orçada em 2 milhões de euros, dos quais 1 milhão e 300 mil serão comparticipados pelo Plano Operacional de Potencial Humano (POPH). Faltam assegurar 700 mil. Para tal, a APPACDM recorrerá à banca. Segundo as previsões deste responsável, a obra deverá ser lançada até ao final do ano. As novas instalações terão um Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) com capacidade para 60 utentes, um lar residencial para 24 pessoas e uma residência autónoma capaz de acolher cinco utentes. Neste momento, a APPACDM presta apoio a 33 utentes e espera ter casa nova dentro de dois anos.
Comparativamente ao ano passado, o Sabor Solidário 2011 “contou com mais 20 ou 30 pessoas”, constatou o gerente do restaurante “Quinta da Hera”, Nuno Alverca Dias. Ainda assim, o mentor da iniciativa considerou que esta ação merecia reunir um maior número de participantes: “A Covilhã tem tanta gente de bem, com possibilidades financeiras para ser solidário, pelo que tenho a certeza de que o jantar poderia ter ainda mais sucesso”. Daí que tenha afirmado que “o Sabor Solidário é uma iniciativa consolidada, embora não o seja, para já, em número de pessoas”.
Durante o jantar, foi anunciada a instituição beneficiária do Sabor Solidário 2012. Trata-se do Centro Social Jesus Maria José, no Domiguiso, que tem um Centro de Acolhimento Temporário (CAT) destinado a crianças em risco. Tem lotação para 14 crianças. Atualmente acolhe 13: a mais nova tem quatro meses e a mais velha nove anos. A presidente da direção deste centro, irmã Maria do Céu, também presente no jantar, agradeceu o facto de o Centro Social Jesus Maria José ter sido escolhido. “Qualquer ajuda é sempre muito bem-vinda”, realçou. A responsável lembrou que a instituição funciona em instalações antigas, numa casa brasonada e considerada de valor concelhio, o que significa que “a manutenção é muito dispendiosa”. De momento está a ser feito um investimento no telhado, na zona do berçário, com a ajuda da Câmara da Covilhã. A instituição quer agora arranjar verbas para uma intervenção ao nível das janelas. A primeira edição do Sabor Solidário foi em 2009 e a instituição beneficiária foi a Casa do Menino Jesus, tendo sido angariados 1700 euros. Já em 2010, os lucros reverteram a favor do Banco Alimentar Contra a Fome da Cova da Beira (BACB) e o montante conseguido foi de 3000 euros.