Criar um espaço de debate nas mais variadas áreas que o design abrange foi o grande objetivo da Conferência Internacional em Design, DESIGNA 2011, que se realizou nos dias 25 e 26 de novembro na Universidade da Beira Interior. A iniciativa contou com um leque de convidados portugueses e estrangeiros especialistas na área, tais como Sheila Pontis, da Universidade de Londres, Giovanni Conti, do Politécnico de Milão, e Renato Bispo, da Escola Superior de Artes e Letras da Caldas da Rainha.
Francisco Paiva, membro da comissão organizadora do evento, introduziu a temática colocando o tema como forma de interrogação, “Que Esperança Projectual?” admitindo como possível subtítulo “o design é coisa pública”. O que se pretende é “questionar o atual momento de incerteza civilizacional”, percebendo a contribuição do design para o destino da Humanidade, explicou o docente da UBI. Portugal precisa de designers, frisou o organizador. Essa necessidade advém do facto do design permitir uma resposta para problemas específicos da sociedade, sendo por isso a criatividade dos seus profissionais uma mais-valia junto das comunidades. Francisco Paiva frisou ainda a melhoria que se tem verificado no design a nível nacional, que em muito se deve à “perseverança dos criadores e investigadores”.
Catarina Moura, docente e membro da organização da conferência, realça a possibilidade de juntar a comunidade ubiana, nomeadamente os cursos da área do design, em torno do debate de um tema “fresco” e abordar o “papel do design em tempos de crise”. Um aspeto particular do evento e de grande importância segunda a organizadora, é a tentativa de falar do design como “um território comum”, abordando as suas várias áreas sem restringir uma área específica. A tentativa de trazer as diversas áreas do design à universidade é conseguida através da participação de conferencistas vindos de vários pontos da Europa especializados em diferentes áreas e com perspetivas diversas.
Para quem assistiu com expectativa às primeiras horas da DESIGNA 2011, como a aluna do curso de Design Multimédia, Sara Constante, esta iniciativa é uma forma de se manter a par do que surge de novo na área. Para a aluna, a participação na conferência foi fundamental “pelos nomes importantes” com que o programa contou. Segundo a comissão organizadora da DESIGNA, este é um projeto ao qual se pretende dar continuidade nos próximos anos.
Painel 1 – Livro de Provas
Painel 2 – Teoria do Design
Painel 3 – Os segredos do produto
Painel 4 – Moda e balanço positivo
Sheila Pontis: O papel do design: ontem e hoje
Inmaculada Jiménez: Criar em tempo de crise
T-jays encerram Designa